Carregando página Daksa Digital Strategy
60% Complete (warning)

BLOG

Já conhece a UX e por que ela pode ajudar a sua empresa?

postado por Luciana Teixeira
26/10/2018
Já conhece a UX e por que ela pode ajudar a sua empresa?

UX é um caminho que muitas empresas têm seguido para melhorar ainda mais a experiência de seus clientes e usuários na hora de utilizar seus produtos. Se você ainda não conhece o conceito, entenda por que ele é tão importante e como pode ajudar sua empresa.

 

O que é UX

 

UX é a sigla para User Experience ou, em bom português, Experiência do Usuário. Basicamente é tudo aquilo que está relacionado à maneira como uma pessoa interage com um produto, serviço ou sistema. Isso resulta em uma percepção positiva ou negativa a partir desse contato.

 

Um dos pioneiros da UX foi o norte-americano Donald Norman, professor especialista em engenharia da usabilidade e ex-funcionário da Apple. A experiência que o usuário tem com seu produto ou sistema não envolve apenas componentes ou design, mas também os aspectos significativos, valiosos, afetivos e experienciais.

 

Ou seja, a UX não é somente a avaliação do produto que você compra. Afinal, a sua experiência com qualquer objeto não se dá apenas pela beleza ou funcionalidade: ele tem que agregar todos os valores positivos possíveis para que a interação do usuário seja a melhor possível.

 

Para se ter uma ideia da importância da UX, imagine que você vá comprar um smartphone. De nada adianta o aparelho ser bonito e prático na hora de manusear se o sistema trava a todo momento, ou se você tem dificuldade para ter acesso à câmera frontal. No final, a Experiência do Usuário leva em consideração todos os aspectos.

 

 

Como aplicar UX na sua empresa?

 

Ainda que a UX seja um conceito que pareça inerente a aparelhos eletrônicos ou sistemas computadorizados, está presente em qualquer tipo de produto. Basta imaginar a experiência negativa que seria tomar sopa em um prato raso ou limpar seus dentes com uma escova de cerdas de metal.

 

No entanto, qualquer produto relacionado à tecnologia apresenta os conceitos e aplicações de Experiência do Usuário. Isso porque a interação entre homem, sistema e máquina sempre gera uma experiência, seja ela positiva ou negativa. Por isso, a todo momento engenheiros de computação, designers, especialistas em TI e outros profissionais do ramo buscam identificar possíveis problemas nessa relação, estudar caminhos e propor soluções, a fim de desenvolver um produto que seja o mais simples e fácil de usar com o design mais atraente possível.

 

Por que investir em UX?

 

A UX é uma realidade presente em diversos setores, mas o que ela pode fazer pela sua empresa? O principal motivo pelo qual é importante investir nessa área é simples: ganhar mais dinheiro. Como vimos, a experiência com um produto pode ser positiva ou negativa, sendo que qualquer negócio busca ter a melhor interação possível. Por isso não basta apenas vendê-lo: é preciso que as pessoas gostem dele.

 

Nesse caso, “gostar” significa ter uma experiência positiva, o que resulta em ótimas avaliações para seu produto. Como consequência, sua marca fica em evidência (e o cliente pode inclusive consumir outros produtos que você ofereça) e sua empresa ganha divulgação espontânea, o que aumenta o consumo de seus serviços.

 

Especialistas em UX Design, como cientistas da computação, designers e jornalistas são os profissionais mais indicados para a prestação desse tipo de serviço.

 

 

Você já conhece a equipe da Daksa? Somos um time multidisciplinar pronto para dar as soluções que sua empresa precisa. Fale com a gente!

Posts Relacionados