Carregando página Daksa Digital Strategy

Você sabe a diferença entre Realidade virtual e Realidade aumentada?

postado por Luciana Teixeira
28/09/2018
Você sabe a diferença entre Realidade virtual e Realidade aumentada?

A realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (RA) surgiram no cenário digital e a tendência é que o uso delas ganhe cada vez mais força. A forma mais comum com que as pessoas acessam essas tecnologias é através dos eletrônicos como videogames e smartphones.

 

Mas, nesse mundo de inovações, criações e descobertas as ferramentas estão sendo aperfeiçoadas para atenderem as necessidades de diferentes usuários e áreas, como medicina, marketing e a área da educação.

 

O que essas realidades têm em comum? O mundo virtual.

 

O que elas têm de diferentes? Vamos descobrir agora.

 

Realidade Virtual

 

A realidade virtual é um novo ambiente criado virtualmente por computadores. O acesso a essa criação acontece através de objetos como Óculos Rift> e> capacetes de imersão.

 

Dessa forma as pessoas podem experienciar como é estar inserido em um local em que nunca estiveram. É mais ou menos como no filme Matrix, que o personagem é inserido dentro de um programa de computador. Com a realidade virtual a sensação é a mesma, porém você não vai precisar lutar com um milhão de cópias do Agente Smith.

 

Algumas áreas já utilizam a realidade virtual, como no caso da medicina, em que estudantes, através dos óculos ou capacetes, podem treinar procedimentos em um ambiente virtual, sem colocar em risco a vida de uma pessoa.

 

Outro exemplo da utilização da realidade virtual são os simuladores de direção veicular, que pessoas que estão tirando a habilitação precisam fazer. O simulador é utilizado pelos futuros condutores antes de sair para as aulas práticas. O aluno dirige ali primeiro, no ambiente virtual, antes de conduzir uma moto ou um carro.

 

 

Realidade Aumentada

 

Quem não se lembra do jogo Pokémon Go, aquele que as pessoas ficavam andando pelas ruas com o celular na mão mirando em uma direção para capturar os personagens? O game mistura o mundo real com o virtual, inserindo os personagens em alguns pontos, como praças, ruas e estabelecimentos comerciais.

 

Outro exemplo de realidade aumentada são os filtros do Instagram nos Stories, que contém diversas animações, como carinhas de cachorrinho, gatinho, filtros que remetem ao céu estrelado, entre outros, que podem ser inseridas nas imagens que são feitas pela câmera do celular.

 

A realidade aumentada insere objetos, pessoas, textos, entre outros em um ambiente real, através de um aplicativo de realidade aumentado, por um dispositivo móvel.

 

Essa técnica está sendo utilizada em outras áreas, como no turismo, na educação e no marketing de produtos, com os QR Codes, nas etiquetas de roupas, ou embalagens de sucos, leites, entre outros produtos que investem nessa tecnologia.

 

Diferenças

 

A realidade virtual insere você em um novo ambiente, proporcionando a possibilidade de ter contato com ele e presenciar algo que parece real. Já a realidade aumentada insere um personagem, objetos ou textos virtuais em um ambiente real.

 

Para utilizar a realidade virtual, é preciso equipamentos mais caros, como óculos Óculos Rift> e> capacetes de imersão, enquanto que a realidade aumentada é mais acessível e pode ser acessada através de aplicativos de dispositivos móveis.

 

 

Gostou desse artigo? Então você vai gostar de dar uma olhada nos outros conteúdos do nosso blog!

Posts Relacionados