Carregando página Daksa Digital Strategy
60% Complete (warning)

BLOG

Saiba como o design de interface transforma visitantes em vendas

postado por Luciana Teixeira
27/01/2018
Saiba como o design de interface transforma visitantes em vendas

A comunicação por meio do design é uma estratégia que funciona muito bem para atrair determinado público aos produtos e serviços de uma organização. Dessa forma, quando se deseja transformar as pessoas que acessam as mídias sociais da empresa em clientes, umas das estratégias é utilizar o design de interface.

Nesse artigo será abordado sobre o que é essa forma de ação e como utilizá-la para transformar visitantes das páginas da internet em possíveis consumidores.

O que é design de interface?

Design de interface é uma prática que leva à interação das pessoas com um produto ou serviço disponibilizado por uma empresa. Trata-se de um recurso responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação para a solução de um problema, com o objetivo de estimular e facilitar a interação do usuário com o que é oferecido pela organização.

Quem atua como designer de interface tem seu trabalho voltado para o conhecimento técnico e estético, no desenvolvimento de ferramentas funcionais para atrair pessoas, de acordo com as suas necessidades.

A prática está relacionada com a parte visual de um projeto de marketing, à usabilidade, navegação, arquitetura da informação e transição de telas. Envolve todo um conhecimento na área de desenvolvimento de produto, especificamente, produtos informacionais.

Como o design de interface transforma visitantes em vendas?

Para que o design de interface realmente funcione para a jornada do comprador dentro das estratégias de inbound marketing, é preciso que ele seja muito bem planejado dentro de algumas considerações.

Já foram realizadas pesquisas sobre o tema, as quais indicam que 40% das pessoas abandonam uma página na internet se ela demorar mais do que três minutos para carregar. Nesse caso, uma meta do design de interface é estar atento a essa situação e promover acessos mais rápidos na web.

As páginas também precisam ser fáceis de serem utilizadas, de interagir, por meio de uma navegação e layout simples, porém eficaz. Assim, é necessário realizar testes online de experiência dos usuários com as mídias digitais da empresa.

Um site deve ser desenvolvido para que funcione também na versão mobile, assim como nos computadores. Dessa forma, ao pensar no design de interfaces, é imprescindível verificar como ficará a visualização por smartphones e tablets.

Os elementos que são bastante verificados e utilizados dentro de uma página web são os elementos clicáveis. Por essa razão, na interface, eles precisam ser aplicados de forma consistente. Critérios como cores, profundidade e contraste podem ser utilizados para auxiliar as pessoas a compreender a linguagem do site: saber onde está e onde pode ir.

Quando o usuário clica em uma ação de decisão na página, é importante que haja a opção de desfazer ao invés de apenas confirmar a decisão. Mostrar essa opção é mais coerente com a expectativa do usuário e faz com que ele se sinta mais no controle da situação.

Outra estratégia de design de interface para transformar visitantes em vendas é a de experimentar a comunicação direta com a sua persona, ao invés de buscar atingir a todos. Trata-se de uma ideia de conversão de leads por meio da qual se pode dizer para quem o produto ou serviço é destinado.

Dentro do layout da página, para facilitar a tomada de decisão do usuário, é relevante expor opções ao invés de escondê-las. Os menus suspensos escondem ações que exigem esforço para serem descobertas. A melhor estratégia é a de reservar menus suspensos para as opções que são previsíveis, não sendo necessário novo aprendizado, como, por exemplo, calendários.

As boas práticas do design de interface vão além do que foi visto nesse artigo, pois envolve todo um estudo de desenvolvimento de um produto digital. Existem etapas para o planejamento, assim como ocorre em qualquer projeto. As dicas apresentadas podem auxiliar muito na forma de pensar e como iniciar um plano para transformar visitantes de uma página web em possíveis clientes por meio do design de interfaces.

Posts Relacionados