Recarregue sua mente no nosso blog

A Daksa está sempre inovando e reciclando ideias!
Venha conferir os conteúdos que preparamos para você ir cada vez mais longe.

.
Os 4 maiores motivos que fazem os usuários abandonarem o seu site

Por Renato Casteleti

18 de Janeiro de 2018

//Sites

O trabalho de identificar as causas do abandono do site por parte do visitante pode ser difícil, mas é preciso ser feito. Se você sabe o que está espantando as pessoas do seu site, saberá como resolver o problema. Existem um número pequeno de causas que explicam a maior parte da desistência dos usuários. Nesse artigo falaremos delas. Conheça os 4 maiores motivos que fazem eles abandonarem seu site.

1. Ele está muito lento
Ninguém tolera um site muito lento, você deve saber disso. Afinal, a internet é um meio cuja maior característica é a velocidade de comunicação. Se as páginas demoram muito para serem carregadas, não compensa esperar. O usuário prefere sair do site e procurar outro que trate do mesmo assunto, mas que seja mais rápido.

Então cheque suas páginas e certifique-se de que elas estão carregando rápido. Se não, use táticas para deixá-las mais leves. Tire informações, imagens pesadas e outros elementos que podem estar sobrecarregando o site. Isso vai fazer diferença, pois um site lento faz você perder lucro.

2. Falta usabilidade
Um layout mal feito tem o poder de espantar um visitante para sempre. Cores equivocadas e exageradas, design bagunçado e confusão hierárquica são pontos a serem evitados em qualquer site. O usuário precisa olhar para seu site e se localizar, entender onde está cada coisa.

A dica de ouro é criar um layout que não faça o visitante pensar. Ele precisa fazer o que tem que fazer de maneira automática, sem parar para tentar localizar algo ou entender onde está. Isso é que garante ao site a chamada usabilidade. Na hora de criar o layout fique atento. Se você não entende de design, contrate alguém que entenda e, principalmente, não se meta no trabalho dele.

3. Tem publicidade agressiva
Na internet, a publicidade agressiva costuma ser ainda mais agressiva (e chata) do que em qualquer outro meio. Na televisão ou em revistas, é a chamada, as cores ou a abordagem que demonstrará a potência da mensagem. Mas na internet não é assim que acontece. Existem publicidades que pulam na sua frente, que surgem do nada e até iniciam um vídeo ou um áudio sem a sua autorização. Ou ainda que abrem uma nova aba de maneira automática. E isso, para qualquer usuário, é insuportável.

Os sites ainda possuem o agravante de poder ter muita publicidade. O exagero faz com que se percam muitos visitantes. Quando a pessoa que não gosta desse estilo de abordagem entrar no seu site, pode ter certeza que você já perdeu um potencial cliente.

4. Não é responsivo
Nos dias de hoje talvez esse seja o maior problema. Um site responsivo é aquele que funciona bem em qualquer dispositivo. E como hoje grande parte dos acessos vem de smartphones e tablets, é extremamente importante melhorar isso. Até mesmo o Google aumentou o peso de sites responsivos, que hoje garantem mais posições no buscador só pelo fato de estarem adaptados aos novos dispositivos. Por isso, certifique-se de que o seu site está rodando bem nos mais variados aparelhos eletrônicos, pois isso trará muito mais benefícios.

site; desempenho; desenvolvimento; interface; responsividade,