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Palavras-chave: o que são e sua importância no Marketing Digital

postado por Luciana Teixeira
10/08/2018
Palavras-chave: o que são e sua importância no Marketing Digital

Palavras-chave são uma forma espontânea, lógica e muito versátil para organizar ideias, conceitos e enunciados. É a forma como fazemos naturalmente, em nossa fala, para expressar o que queremos dizer, e para textos, isso não é diferente.

 

Contudo, no Marketing Digital, as palavras-chave ganham ainda mais importância, sendo imprescindíveis para se fazer bons negócios.

 

Por isso, saiba como escolher as melhores palavras-chave para o seu conteúdo. Confira!

 

Palavras-chave e buscas

 

Antigamente, ainda nos anos 90, as poucas ferramentas de pesquisa que a internet da época possuía distribuíam conteúdos por ordem alfabética, ou seja, sem divisões por relevância.

 

O Google mudou essa realidade criando um algoritmo de buscas que exibe para o usuário os resultados que provavelmente irão satisfazer melhor seu interesse e, para isso, utiliza as palavras-chave.

 

Palavras-chave são termos que definem de forma sucinta o que o usuário está buscando e, do outro lado, o que um conteúdo de uma página tem a oferecer. Nos blogs, o autor dos conteúdos pode escolher uma palavra-chave para otimizar e assim utilizá-la para quando o Google e outros motores de busca realizarem as indexações - listagens por páginas.

 

O bom uso das palavras-chave é fundamental para que a sua marca possa ter uma boa exposição orgânica nas pesquisas.

 

São vários os critérios levados em conta pelos bots do Google e outras ferramentas de pesquisa para exibir os resultados de uma busca. Entretanto, podemos afirmar que a palavra-chave é a principal delas, afinal, ela definirá sobre o que se trata aquele conteúdo, sendo o primeiro requisito para um post ter bom posicionamento nas buscas.

 

As palavras-chave são responsáveis pelo surgimento das técnicas de Search Engine Optimization (SEO - Otimização de Motores de Pesquisa).

 

 

Tipos de palavras-chave

 

Sementes

 

As palavras-chave sementes são genéricas e, normalmente, definem apenas o tema sobre o qual se faz a busca. Por isso, empresas que estão apenas começando sua trajetória no marketing de buscas devem evitá-las, pois a concorrência por este tipo de palavra-chave é imensa. Palavras como, por exemplo: “carros”, “motos”, “shampoo”, “shampoo anticaspa”, etc.

 

Cauda longa

 

As long-tail keywords são mais específicas e podem dar mais visibilidade à sua empresa que ainda é pequena neste ramo. Por exemplo, se a sua marca vende produtos gráficos impressos em canvas, destacar como palavra chave “impressão de fotos em canvas”, “imprimir placa em canvas”, “foto impressa no canvas é bom”, entre outras.

 

Assim, quando um usuário se interessar por este tipo de produto e fizer uma busca no Google, a concorrência a bater será bem menor.

 

Escolhendo as palavras-chave

 

Para escolher a palavra-chave ideal, é preciso fazer um cruzamento entre o tipo de produto ou serviço que sua empresa vende, o tipo de cliente (persona) que se quer atingir e qual o momento deste consumidor na jornada de decisão (funil de vendas). Assim, a escolha dos verbos e substantivos que irão compor a palavra-chave será mais assertiva.

 

 

Existem ferramentas que podem te ajudar a acompanhar as tendências do interesse do público. Recomendamos para isso o Google Trends e Semrush.

 

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