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Como fazer uma estratégia de e-mail marketing perfeita

Como fazer uma estratégia de e-mail marketing perfeita

postado por Luciana Teixeira
03/08/2018
Como fazer uma estratégia de e-mail marketing perfeita

O e-mail é um canal de comunicação muito poderoso. Ele permite um contato direto com o cliente em um local que ele sempre está vendo.

 

Durante bastante tempo, soluções como comprar listas de e-mail eram adotadas para iniciar um contato indesejado e sem muito propósito, o que trazia péssimos resultados e ajudou a criar o conceito de spam. Porém, quando bem feita, uma estratégia de e-mail marketing pode ser bastante poderosa.

 

Mas o que devemos levar em conta na hora de criar essa estratégia?

 

A Persona

 

A persona é um dos conceitos mais importante do marketing digital. Ela é uma representação semifictícia do seu cliente ideal, baseado em dados a partir de pesquisas de mercado ou depoimentos de clientes já existentes.

 

Uma das maiores vantagens das estratégias de e-mail marketing é poder adaptar o conteúdo da maneira mais segmentada possível, fugindo um pouco do padrão. Apesar de grande parte das ferramentas serem automatizadas, é possível sempre tornar o contato um pouco mais pessoal.

 

 

A Jornada de Compra

 

É fundamental considerar também a jornada de compras. Toda persona passa por uma jornada, desde o momento em que ela conhece a sua empresa, até quando decide fechar um negócio.

 

Enviar um e-mail para um cliente é uma decisão difícil. Essa comunicação é mais íntima, e se for feita na hora errada pode ter um efeito negativo. Por isso, o conteúdo do e-mail precisa estar de acordo com a etapa da jornada que o lead se encontra.

 

Se ele está bem perto da fase final, um contato ilustrando os benefícios da sua solução é uma ótima opção, mas se ele está apenas conhecendo, tentar agilizar demais o processo pode afastá-lo e tornar a sua percepção mais negativa.

 

Além da Persona e da jornada, o próprio e-mail precisa ser bem produzido.

 

Escrevendo o e-mail

 

O conteúdo também precisa ser bem feito, e como dito acima, relevante para a persona.

 

O assunto é fundamental para que a sua taxa de conversão seja maior. Frases curtas, que deixam muito claro qual é o objetivo do e-mail, são importantes para chamar atenção e garantir que ele irá ler o conteúdo.

 

Mas é preciso tomar cuidado para não exagerar. Jamais, prometa algo que você não irá entregar pois o lead certamente não irá gostar.

 

Preste bastante atenção na construção visual do texto, especialmente de acordo com a sua escaneabilidade. A maioria das pessoas, ao abrir o e-mail, dá uma olhada por alto antes de se comprometer com a leitura com toda a sua atenção.

 

Por isso, o conteúdo precisa ser construído deixando os pontos chaves bem claros. Inclua também listas, tópicos bem destacados e intertítulos chamativos para ilustrar o mais rápido possível que o que está ali é bem relevante.

 

Isso tudo, evitando ser longo demais, já que isso pode desestimular a leitura.

 

 

Unindo o conteúdo com a persona

 

A persona, novamente, é fundamental na construção dos conteúdos. É preciso decidir que linguagem usar, para que a conversa seja mais próxima. O ideal é conhecê-la do jeito mais íntimo possível, de modo que o e-mail possa ser uma resposta bem clara para seus problemas.

 

Uma ótima solução é manter sempre o histórico de navegação dela pelo seu site. O que ela viu, pode ilustrar o que ela precisa e assim, o e-mail é construído para dar a melhor resposta.

 

O básico da estratégia de e-mail marketing pode ser resumido em uma única frase: O conteúdo correto, na hora correta e para o lead que precisa. Tenha sempre esses pontos em mente, e sua estratégia tem grandes chances de sucesso.

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