O marketing digital está sempre avançando para atingir o público certo e ajudar empresas a alavancarem seus negócios e conquistarem novos clientes. Dentre as plataformas com foco em anúncios digitais estão o Google Adwords e o Facebook Ads. Assim, elaboramos este artigo para que você conheça as vantagens de cada um e possa escolher qual a plataforma que melhor atende às suas necessidades.

Você sabe o que são links patrocinados? Conheça o Google Adwords e o Facebook Ads.
O marketing digital avança dia após dia, sempre com o objetivo de atingir o público certo e ajudar empresas a alavancarem seus negócios e conquistarem novos clientes.
Dentre as plataformas com foco em anúncios digitais, também chamados de Links Patrocinados, estão o Google Adwords e o Facebook Ads. Elaboramos este artigo para que você conheça as vantagens de cada um e possa escolher qual a plataforma que melhor atende às suas necessidades.
Google Adwords
O Google Adwords é uma das principais ferramentas de marketing digital com foco em links patrocinados que abrange a rede de pesquisas e de displays.
Os links patrocinados na rede de pesquisa são os primeiros resultados que aparecem em destaque quando alguém faz uma pesquisa no Google. Já a rede de displays são os banners e links que aparecem para as pessoas ao navegarem nas páginas de internet, ao assistirem a um vídeo no YouTube ou até mesmo ao utilizarem aplicativos de celular.
As Vantagens do Google Adwords
- O Google é a principal plataforma de buscas do planeta, logo, o seu público é abrangente e quantitativo
- Possui muitos sites parceiros por meio do programa Google Adsense, e por isso, o alcance nas campanhas de marketing é vasto
- Possibilita a definição de vários filtros para atingir o público-alvo correto do seu negócio, tais como: palavras-chaves, faixa etária, localização e muitos outros. Se você tem, por exemplo, um restaurante de comida tailandesa, pode definir o filtro de geolocalização e, caso alguém que esteja nas redondezas faça uma busca a respeito de comida tailandesa, o seu restaurante estará presente nos links patrocinados.
- Permite a criação de campanhas que contenham vários anúncios atrelados a cada campanha
- Conta com profissionais certificados pelo Google que podem assessorar sua empresa nas campanhas de marketing digital de forma consistente.
Facebook Ads
É fato que a maioria das pessoas passa boa parte do tempo nas redes sociais e, por isso, elas estão expostas a todo tipo de informação e conteúdo.
O Facebook é utilizado frequentemente em pesquisas de serviços e informações a respeito da experiência de outros usuários. Pensando nisso, a empresa criou a plataforma Facebook Ads para anúncios pagos em plataforma de rede social.
Por continuar liderando o ranking das redes sociais em quantidade de usuários, o Facebook é uma plataforma de marketing digital muito promissora.
As vantagens do Facebook Ads
- Os anúncios são exibidos para os usuários de acordo com o perfil informado na rede social, assim, sua empresa irá economizar em impressões improdutivas;
- Fácil segmentação com o recurso “lookalike audiences”, que de forma simples significa “audiências similares”. Essa segmentação pode de ser feita também com o upload de informações do seu sistema para a plataforma, o que facilita bastante o trabalho.
- A plataforma Facebook Ads permite fotos e vídeos, o que proporciona melhor adequação ao formato de feed de notícias do seu público;
- A cobrança pode ocorrer em 2 tipos: por clique ou por visualização. Isto proporciona flexibilidade e atendimento a todo tipo de negócio;
- Permite limitar o público de acordo com sua localização geográfica.
Agora é só decidir!
As duas plataformas de marketing digital direcionadas aos links patrocinados têm suas características e vantagens. Mas, de acordo com suas peculiaridades, uma pode ser mais produtiva que a outra, dependendo do foco no segmento do seu negócio.
Em muitos casos, uma ferramenta não anula a outra – podem ser trabalhadas de forma conjunta para você ter uma campanha de marketing digital mais abrangente. O mais importante é que você entenda as vantagens de cada uma e decida qual atende melhor às necessidades do seu empreendimento.