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Como o marketing digital pode auxiliar pequenas e médias empresas

postado por Renato Casteleti
24/05/2018
Como o marketing digital pode auxiliar pequenas e médias empresas

Chegar até clientes em potencial: sabemos que esse é um grande desafio para pequenas e médias empresas. Há um tempo, ao pensar em tornar a sua marca conhecida, você provavelmente pensaria em banners e folhetos. Não que essa estratégia hoje seja inviável ou tenha entrado em completo desuso, mas as alternativas proporcionadas pelo Marketing Digital são muito mais eficazes e podem te surpreender positivamente.

 

Não é novidade para ninguém que a internet mudou a forma como empresas e clientes se relacionam. Entre essas mudanças, introduzidas pelo meio digital, está a recusa do público às propagandas consideradas invasivas. Com a tomada de decisão acontecendo através de sites e das redes sociais, é o cliente que toma a ação de buscar a sua empresa. Hoje mais do que chegar ao público, é necessário estar bem colocado na internet para ser encontrado.

 

Para aproveitar as características do mercado atual é que existe o Marketing Digital. Assim como para saber se comunicar de forma adequada com o consumidor moderno. Com essas estratégias contemporâneas você não será apenas reconhecido pelo seu público alvo, mas também poderá se tornar relevante para essas pessoas. Os resultados, além de mais efetivos, tendem a ser mais baratos do que aqueles das campanhas tradicionais. Quer saber o que as estratégias digitais podem trazer de benefício para o seu negócio? Confira abaixo.

 

Segmentação

O segredo para a boa colocação da sua marca é possuir um público-alvo bem definido. Para isso é preciso segmentar e a internet oferece inúmeras facilidades nesse sentido. Isso porque ela traz diversas ferramentas que permitem conhecer melhor os seus leads. Se você conhece a fundo os interesses dessas pessoas, o seu conteúdo se torna relevante, o que também é um caminho para que você se torne capaz de atender as necessidades desse público. Essas pessoas devem se reconhecer no seu material, pois a identificação cria um relacionamento que facilita a conversão e a fidelização. Os meios tradicionais pulverizam demais as suas ações de marketing, enquanto a internet pode concentrar a sua presença onde ela é de real interesse.

 

Atração

Uma vez que você conheça o seu público-alvo e se adeque as necessidades e características desse grupo, fica fácil trabalhar a atração. Pois há variadas formas de fazer com que o lead chegue até a sua marca. Você pode apelar para as redes sociais, ou trabalhar o SEO da sua página para bons resultados orgânicos na busca do Google. Além de permitir uma alta taxa de conversão, essas técnicas são em sua maioria, gratuitas.

 

Métricas

O marketing digital traz entre suas grandes vantagens a possibilidade de mensuração. Você pode medir os resultados da sua campanha nos mínimos detalhes. É possível analisar cada aspecto da sua presença digital e investir nas ações que trazem mais resultado. Além, é claro, de ser possível reparar os seus pontos fracos. Com isso você vai possuir uma visão geral das estratégias do seu negócio e também saberá de onde vêm os seus resultados.

 

Custo-benefício

Mesmo que a sua verba para investimento em Marketing seja restrita, com a estratégia digital é possível colher resultados mesmo com pouco dinheiro. Muitas ferramentas nesse segmento vão ser gratuitas, enquanto outras demandarão um investimento pequeno. O que mais importa, é que o retorno do Marketing Digital é comprovadamente maior do que o das mídias tradicionais.

 

Conclusão

A internet revolucionou a forma como empresas e clientes atuam no mercado. Para quem sabe usar as vantagens desse novo meio, tornou-se mais barato e mais fácil captar clientes em potencial. Através do Marketing Digital as pessoas não apenas descobrem serviços ou produtos, mas também iniciam um relacionamento com as marcas. Hoje não só é importante que suas propagandas não sejam invasivas, sua comunicação não pode mais ser impessoal também. É na conquista do seu cliente enquanto indivíduo único que o marketing digital irá apostar. E pode acreditar, funciona.

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