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O que é o Momento Zero da Verdade e como ele influencia na decisão de compra

postado por Renato Casteleti
18/05/2018
O que é o Momento Zero da Verdade e como ele influencia na decisão de compra

Até chegar ao momento de efetivar uma compra, o consumidor passa por várias etapas, que começam na sua própria mente e se estendem para o mundo físico, quando a pessoa começa a pesquisar e comparar as suas possibilidades até tomar uma decisão. O grande esforço que as marcas fazem para mostrar que o seu produto ou serviço é diferenciado e mais vantajoso tem como objetivo justamente ganhar essa batalha, que se inicia na cabeça do consumidor e reflete diretamente nas vendas.

O chamado “Momento Zero da Verdade”, que tem como sigla ZMOT, representa uma etapa importante e que merece toda a atenção das marcas.

Modelo tradicional x novo

A sociedade tem mudado, a tecnologia apresenta novas formas para as pessoas viverem suas vidas e, é claro, consumirem. O conceito que será abordado hoje surgiu como Primeiro Momento da Verdade (FMOT). Ele se referia ao momento em que o consumidor está diante de uma prateleira, com várias opções de marcas de um produto, ainda não testou nenhuma delas e precisa decidir qual levará para casa. Isso desencadeia o Segundo Momento da Verdade, ou seja, depois de testar o produto, esse mesmo consumidor vai formar uma opinião sobre ele e, a partir disso, decidir se voltará a consumi-lo ou não.

Esse modelo não é assim tão antigo: ele foi estabelecido em 2005. No entanto, a rapidez com a qual as coisas têm se transformado faz com que ele já seja considerado ultrapassado. Por isso, foi desenhado um novo modelo, chamado de Momento Zero da Verdade que é mais realista de acordo com o comportamento de compra que os consumidores adotam hoje.

Quem tomou a frente do estabelecimento desse novo modelo foi o próprio Google: em 2012, o gigante da internet encomendou um estudo que consultou mais de cinco mil consumidores. Após esse levantamento, foi constatado que a jornada do cliente realmente havia mudado e o momento em que ele estava frente a frente com o produto já não correspondia mais ao seu primeiro momento da verdade. Existia algo antes disso.

Com o advento e popularização da internet, ao saber de um novo produto que está disponível no mercado ou mesmo identificar uma necessidade, qual é a primeira postura adotada? Pesquisar sobre o produto ou serviço na internet, bem antes de ir até o ponto de venda. E, no Brasil, o Google é o buscador utilizado em mais de 90% dos casos.

Portanto, este passou a ser considerado o Momento Zero da Verdade, quando o consumidor busca informações nas fontes que ele considera confiáveis antes de investir em algo. Ele vai procurar o site da marca, mas mais do que isso, fóruns de discussão, sites de reclamação, opinião de outros consumidores nas redes sociais e tudo que possa municiá-lo a fim de tomar a melhor decisão de compra.

É por isso que marcar presença digital de forma positiva é tão importante para as empresas crescerem e se consolidarem nos dias de hoje: tudo começa na internet e quem não causa uma boa impressão nesse ambiente, provavelmente nem tem a chance de disputar a atenção do consumidor no ponto de venda.
 

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