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Títulos que mexem com as emoções obtém mais engajamento

postado por Renato Casteleti
08/05/2018
Títulos que mexem com as emoções obtém mais engajamento

Para quem quer ter visibilidade na internet a palavra de ordem é “engajamento”. O engajamento acontece de várias formas. Pode ser um clique no link, comentários em posts de blogs, comentários e reações em redes sociais, compartilhamentos, etc. Conteúdos que geram engajamento ficam em alta nos mecanismos de busca e nas redes sociais, alcançando cada vez mais pessoas e até se tornando virais (aquilo que todo mundo viu e fala sobre). E quem pode sair ganhando com conteúdos engajados são as empresas, que podem aumentar sua popularidade e vendas. 

Salvo casos em que acontecem situações engraçadas ou impressionantes, para se criar engajamento é preciso ter uma estratégia. 

Títulos emocionais envolvem o público

Durante sua campanha de marketing é quase certo que será preciso ter perfis e páginas nas redes sociais e um blog relacionado ao negócio da empresa. Todos estes recursos devem ser alimentados com textos e outros conteúdos. Mas como chamar a atenção dos usuários para o que você está mostrando? Uma dica é utilizar títulos emocionais. 

Os títulos emocionais gerarão uma identidade com quem está lendo e a pessoa pode clicar no link para continuar consumindo o conteúdo. Títulos emocionais que se relacionem com sua mensagem podem mexer com o psicológico e até influenciar a decisão de compra do internauta. 

Vamos supor que uma empresa de fraldas posta um texto com o título “coisas que só o amor de pai e mãe conseguem superar”. O usuário que está passando por uma experiência parecida pode ter sua atenção despertada e ser levado a um texto com o qual se emocione. Assim ele fica mais perto da marca e isso pode fazer com que isso mude sua preferência no momento da compra. 

Como construir textos interessantes

O estilo de cada texto dependerá do canal em que ele será divulgado. Se for nas redes sociais, o ideal é que sejam frases curtas e de ligações simples. Segundo pesquisa da Buzzsumo, uma empresa de análise de conteúdo, a expressão “vai fazer você” obtém o dobro de engajamento, oferecendo resultados menores apenas que a expressão “esse é o motivo pelo qual”. A explicação é que o texto promete um benefício instantâneo após o clique no link, por isso é importante mostrar ao leitor o porquê de clicar no link. 

Trazer curiosidades, testes e brincadeiras também podem funcionar como uma boa ferramenta de engajamento em seus textos e títulos. As pessoas ficam curiosas e querem experimentar o que está sendo proposto. 

O que evitar

Assim como há uma receita do que fazer, há uma receita do que não fazer na tentativa de engajar os usuários em torno do seu conteúdo. No Facebook, entre as dicas do que evitar estão títulos como “ideias de reformas baratas” ou “como empreender gastando pouco”. As pessoas que usam esta rede querem se distrair e procuram coisas mais leves e descontraídas. Pode ser que estes títulos funcionem em outras redes. 

Procure não elaborar títulos muito longos. O ideal é que contenham entre 12 e 18 palavras e a leitura seja leve. Assim as pessoas entenderão a proposta do conteúdo. Use os títulos, mas não se esqueça de sempre medir o desempenho de cada um para ajudar nas próximas criações.
 

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