Carregando página Daksa Digital Strategy

Marketing Digital baseado na intuição quase sempre falha

Marketing Digital baseado na intuição quase sempre falha

postado por Renato Casteleti
27/04/2018
Marketing Digital baseado na intuição quase sempre falha

Quem trabalha na área empresarial, seja como gestor, líder, acionista ou funcionário, sabe que é comum aparecerem “gurus” ou pessoas que prometem ter um conhecimento ímpar sobre certo assunto, baseado na intuição. O marketing é uma das maiores vítimas dos “entendedores” que não entendem nada, ou ainda de proprietários que, sem o conhecimento técnico necessário, usam estratégias frustradas no marketing de suas companhias. 

Quem decide fazer marketing digital por “intuição” quase sempre falha. Neste texto, iremos explicar por que e como fazer da maneira correta!

Marketing é ciência

Quando falamos em Marketing, estamos tratando de uma ciência associada aos negócios e ao mercado. Uma ciência que, portanto, possui métodos, conhecimentos específicos e muita pesquisa profissional realizada por trás de todas as estratégias empregadas para ampliar as vendas e a força de marca das empresas. Por isso, a intuição não é suficiente para fazer uma estratégia de marketing, especialmente o marketing digital, dar certo.

Dados são tudo

Quem faz marketing digital “na intuição”, na verdade, está fazendo marketing digital sem os dados necessários para o planejamento e a aplicação de estratégias que realmente precisam de atenção e excelência em sua execução. Uma pesquisa prévia e debates consolidados com as diversas áreas da companhia são fundamentais para sustentar uma campanha de marketing digital, e não apenas o “eu acho que”.

O Marketing tem que ser feito por profissionais da área

Uma das maiores dificuldades que os profissionais de marketing sofrem ao trabalhar para algumas empresas está justamente dentro das estruturas organizacionais: chefes, supervisores e diretores que acreditam saber mais de marketing digital do que o profissional contratado para fazer isso.

Esta resistência interna é muito prejudicial aos negócios, pois a pessoa sem o conhecimento adequado usará uma intuição equivocada, e não as técnicas corretas para orientar o marketing digital.

No mundo digital as coisas estão em constante movimento

Muita gente gosta de usar a intuição e ainda afirma “eu já fiz assim outra vez e deu certo”. O mundo do Marketing Digital tem uma mutação constante! Algoritmos mudam, hábitos de consumo também mudam, tecnologias então, mudam mais ainda! Não se pode aplicar uma experiência duas vezes e garantir que elas terão o mesmo sucesso em ambas. Quem se sujeita a isso está fadado a ver os resultados das campanhas serem bastante limitados e prejudicar a performance da empresa. A constante renovação do conhecimento dos profissionais faz a diferença no Marketing Digital!

A intuição é útil, mas tem eficácia limitada

É claro que, em algum momento da vida, alguém teve uma boa intuição e criou estratégias eficazes de marketing que acabaram dando certo em uma empresa. Entretanto, isso é raro e, quase sempre, a intuição acaba passando por estudos, tornando-se uma hipótese. Por isso, mesmo as “boas intuições”, para dar certo, precisam passar pela avaliação sistemática de eficiência e planejamento.

Sabe como fazer para que o seu Marketing Digital dê certo? Contrate uma agência experiente e especializada no que faz! Acesse o nosso site e conheça nosso trabalho, além de outros conteúdos muito úteis para sua empresa! 

Posts Relacionados

Whatsapp contato