Carregando página Daksa Digital Strategy
60% Complete (warning)

BLOG

Por que a transformação digital é tão importante para sua empresa?

postado por Renato Casteleti
26/03/2018
Por que a transformação digital é tão importante para sua empresa?

Já faz algum tempo que as empresas vêm sentindo o impacto das transformações tecnológicas oriundas da era do conhecimento e da globalização. Mudanças em seus processos e a forma de como realizam seus negócios tem se tornado necessárias para que as organizações não se tornem obsoletas.
 

Mas, o que é transformação digital?


É o processo em que a empresa utiliza a tecnologia para melhorar seu desempenho, aumentar os níveis de satisfação e atendimento dos seus clientes, garantir crescimento constante e consolidado.
 

Um exemplo de uso desta estratégia são as startups, que já nascem com a cultura interna e seu planejamento voltados para o uso constante e massivo da tecnologia, promovendo transformações inovadoras nas experiências dos seus clientes.


De acordo com a pesquisa da empresa Dell, apenas 5% das empresas alcançaram o patamar de líderes digitais. Isto é algo que deve ser transformado. As empresas que não realizarem a transformação digital estão fadadas a perderem mercado. Esta transformação deve estar alicerçada nos seguintes pilares:
 

  • Transformação da liderança;
  • Transformação do modelo de negócio;
  • Transformação de Omni-Experience;
  • Transformação da informação;
  • Transformação da força de trabalho.


As empresas devem adotar também a utilização de Big Data e Aprendizado de Máquina, aliando as duas ferramentas simultaneamente, para transformar grandes volumes de informações em estratégias de negócios e mudanças dos conceitos de mercado.


Vantagens da transformação digital


São inúmeras as vantagens proporcionadas pela transformação digital, tais como:
 

  • Redução de custos – com informações precisas, atualizadas e de grande relevância, o planejamento geral é eficaz, as relações em toda a cadeia de suprimentos acontece de forma inteligente e sem excessos.
     
  • Ganho de eficiência operacional – o que era feito de uma forma passa a ser realizado de outra mais eficiente, ou seja, fazer certo e gastando menos recursos, eliminando fatores prejudiciais ao negócio. Atividades desnecessárias deixam de existir, tarefas que eram realizadas manualmente passam a ser automatizadas, exigindo menos mão de obra. O retrabalho e problemas operacionais são reduzidos ou até eliminados, poupando tempo e dinheiro.
     
  • Geração de novos meios de interação com os clientes – a forma de comunicação vem mudando consideravelmente nos últimos tempos. Desejamos algo rápido e fluido, objetivo e efetivo. Deste modo, a transformação digital possibilita a criação de novos canais, sempre com o benefício da interação contínua, onde quer que esteja.
     
  • Satisfação dos clientes – estes estão cada vez mais exigentes e dispondo de menos tempo. A transformação digital utiliza estes fatores como algo agregador no intuito de tirar o máximo de proveito deste novo comportamento. Promove o engajamento e colaboração contínua, recebendo feedbacks que são utilizados para realização do processo de melhoria contínua e a oferta de melhores produtos e serviços. A satisfação ocorre pela disponibilidade de oferta a qualquer momento, 24 horas por dia, sete dias por semana, nos mais diversos canais e atendimento personalizado, onde o cliente é tratado como único e exclusivo.
     
  • Torna a empresa mais competitiva no mercado – o que faz uma empresa de sucesso é a capacidade de transformar informações em ações. Quando uma empresa realiza a transformação digital, o seu tratamento de informações e implantação de tecnologias adequadas irão direcionar os esforços no ganho das disputas comerciais e a conquista de novos clientes, além de fidelizar os antigos. Todo este ciclo torna a empresa mais competitiva no mercado, com notoriedade e relevância.
     
  • Melhoria do modelo de negócio – a transformação digital permite que as empresas mudem seu modelo de negócio quase que instantaneamente, pois, suas instalações e metodologias são multiplataforma. Há um alto nível de flexibilidade sem a perda de qualidade. Esta é uma das vantagens e características da transformação digital que é muito explorada pelas startups.
     

Cases de sucesso de transformação digital no mundo e no Brasil


Agora que você viu as características, as vantagens, e entendeu porque a transformação digital é tão importante para as empresas, nada melhor do que conhecer cases de sucesso de empresas que mudaram e transformaram sua visão
 

Walmart – uma das maiores empresas do mundo no segmento de lojas de departamento. Continua investindo intensamente em plataformas e softwares personalizados moldados para suas necessidades e de melhoria de experiência do cliente.
 

Amazon – começou como uma simples loja virtual de venda de livros e, atualmente, é uma das maiores empresas de e-commerce do mundo. Investe fortemente em transformação digital e possui alto poder inovador.
 

Fedex – partiu de uma empresa de entregas americana e tornou-se uma gigante no ramo de logística. Seus centros de distribuição têm separação dos pacotes de forma automática por meio de RFID (Identificação por radiofrequência). Seus clientes têm atendimento personalizado e de forma expressa.
 

Magazine Luiza – vem trabalhando para deixar de ser apenas uma empresa do ramo de comércio varejista para se tornar um marketplace digital, além de melhorar a experiência do usuário na escolha e compra de produtos. É uma das empresas que mais se valoriza no Brasil, com grande participação de movimentação de ativos na Bolsa de Valores (B3).
 

Bunge Alimentos – dona das marcas Soya, Delícia e Primor, a Bunge Alimentos é a representante brasileira na área de agronegócios que investiu fortemente na transformação digital. Tem forte presença no mercado nacional e internacional, pois, exporta boa parte da sua produção.
 

A transformação digital não é um processo que deve ser adotado apenas por grandes empresas, mas, por toda organização que deseja se manter competitiva no mercado e com crescimento consistente, visando o atendimento e melhoria da experiência do cliente. Não faltam motivos que incentivem a adoção desta estratégia para promoção e alavancagem do seu negócio.

Posts Relacionados