Carregando página Daksa Digital Strategy

Primeiros passos práticos para iniciar a transformação digital

Primeiros passos práticos para iniciar a transformação digital

postado por Renato Casteleti
19/03/2018
Primeiros passos práticos para iniciar a transformação digital

Já faz alguns anos que estamos vivendo na chamada “Era Digital”, onde as pessoas estão cada vez mais conectadas não apenas para se entreter, mas também para realizar tarefas como pagamentos, além de procurar por produtos e serviços que atendam às suas necessidades. 
Portanto, para quem possui um negócio (esteja ele já presente na web ou não), a Transformação Digital se faz necessária, principalmente em relação às vantagens que a sua implantação proporciona a empresa. 
Neste artigo, trazemos os primeiros passos que irão auxiliá-lo no início do processo de transformação digital do seu negócio. Confira! 

Rompendo as barreiras na cultura do seu negócio

Antes de dar início à transformação digital e fazer a inserção de plataformas substitutas de procedimentos manuais, migrando seu espaço corporativo para o ambiente virtual é necessário desenvolver uma cultura da empresa, fator fundamental e decisivo para que uma estratégia tenha eficácia. Nesta questão, os administradores possuem uma função determinante, especialmente na desestruturação do seu próprio cargo. Ou seja, ter um empreendimento digital requer que o conhecimento esteja na liderança.   
Em um primeiro momento, na cultura digital, o líder é o responsável pela ideia e junto dela, carrega uma missão, os valores e o conhecimento para segmentar. Ao fundar uma companhia e fazer a contratação de indivíduos, este líder está buscando colaboradores para atingir tal objetivo e assumir novos compromissos e responsabilidades. 
No entanto, para que isso aconteça, ele deve ceder espaço para que os demais parceiros façam a troca de informações, ensinem e aprendam. Em outras palavras, a transformação digital não se trata de poder, mas sim de empoderamento. 

 Dando início à transformação digital na sua empresa 

A seguir, veja os passos práticos para iniciar a implantação da transformação digital na sua empresa: 

1. Reavalie seu negócio

O primeiro passo a ser dado para implantar a transformação digital na sua companhia é a reavaliação do seu negócio. Tenha em mente que a transformação digital vai muito além do que a união da tecnologia nos procedimentos da corporação. 
Trata-se de uma mudança que afeta as demais etapas do negócio além de exigir uma alteração cultural (como dito mais acima). Afinal, sem uma mudança de cultura, a transformação do seu negócio torna-se praticamente impossível. 
 Aqui, a dica está em avaliar o mercado da sua companhia e elaborar planos para a posterioridade, além da compreensão das potenciais ameaças aos seus bens ou serviços, buscando sempre adaptar o seu negócio para tais suspensões que poderão surgir. 

2. Envolta todos os setores

É importante ter em mente que a transformação digital não é uma função exclusiva do departamento de TI da companhia. Trata-se de uma implantação que envolve todos os setores da empresa. Apenas com o envolvimento de todos os departamentos os resultados serão estáveis e de longa duração. 
Podemos citar, por exemplo, a inserção de táticas de Inbound Marketing, que abrange a integração e participação de toda a equipe de setor de marketing, desenvolvimento, customer success e vendas. Isso porque, sem tal integração e comunicação entre estes campos, a aplicação desta estratégia corre um grande risco de erros. 

3. Prepare a sua equipe

Um passo fundamental. Não basta inserir uma ferramenta que irá auxiliar nos resultados do seu time, se você não possui colaboradores habilitados para fazer seu uso, não é mesmo? Este tipo de falha é um dos inimigos da inserção de novas tecnologias nos empreendimentos.
Para reverter esta situação, é necessário fazer o investimento na habilitação da sua equipe de profissionais, por meio de qualificações e treinamentos. E isso deve ser constante, uma vez que a tecnologia está sempre mudando. 

4. Descubra novas possibilidades

Uma das principais vantagens que a transformação digital proporciona ao seu negócio é a possibilidade de descoberta de um novo mundo: novos recursos e tecnologias, novos conceitos, novas oportunidades e novos mercados. 
Portanto, busque não demarcar a habilidade da sua companhia e sempre incentive as novas ações, possibilidades e experiências. 
Podemos exemplificar a virtualização dos serviços utilizados. A sua empresa não tem a necessidade de se preocupar com a manutenção dos servidores físicos. É possível optar pelo serviço da computação específico para deixar seus serviços na nuvem. A vantagem neste tipo de recurso está em não precisar se preocupar com a manutenção da sua plataforma.  

5. Faça uso da inteligência do negócio 

Por que não fazer uso dos recursos tecnológicos para ajudar na sua tomada de decisões? Hoje, contamos com ferramentas tecnológicas como o Business Intelligence e Big Data, que facilitam as suas tomadas de decisões, com base em dados e nas estatísticas.  
O que até algum tempo atrás era realizado pelo conhecimento dos tomadores de decisão e feeling, hoje é feito com a inteligência de dados, o que torna as decisões do seu negócio muito mais certeiras. 

Os principais desafios da transformação digital

Acima, você conferiu os principais passos para dar início à implantação da transformação digital em sua empresa. No entanto, também é necessário compreender certos pontos essenciais sobre esta alteração. 
A primeira coisa que se deve ter em mente é que não há transformação digital se não houver o envolvimento de todos os departamentos da companhia. Conforme explicamos ao longo deste artigo, não basta a sua equipe de marketing adotar os métodos digitais se os outros setores não estão a par destes métodos. A transformação e sucesso de uma empresa precisam da participação de todos os departamentos.

Outra questão importante é que as estratégias da empresa devem estar alinhadas aos seus objetivos. Afinal, o investimento de anúncios pagos ou o uso de outras ferramentas na sua página do Facebook, por exemplo, sem o alinhamento às metas da companhia só representa um gasto extra. Em outras palavras, não deixa de ser uma forma de prejuízo.

A transformação digital não está voltada apenas a mudança de procedimentos e técnicas, mas de cultura e do pensamento de todos os colaboradores envolvidos. Também é necessário estar sempre alerta em relação à utilização correta da tecnologia. É muito comum empresas fazerem a busca de informações e medirem dados que não são importantes para o seu negócio.  

Agora que você sabe quais são os primeiros passos práticos para iniciar a transformação digital em sua empresa. Gostou deste artigo? Então confira os demais conteúdos do nosso blog!

Posts Relacionados