Carregando página Daksa Digital Strategy

O que é transformação digital?

postado por Renato Casteleti
14/03/2018
O que é transformação digital?

O digital transformou as nossas vidas de forma definitiva. Não há mais como imaginar um cotidiano sem as ferramentas tecnológicas resultantes dessas mudanças - menos ainda uma indústria ou empresa que não usufrua dessa evolução.
 

Logo, o termo transformação digital não é um desconhecido. Entretanto, o que ele realmente significa? Quais são seus benefícios? E consequências?
 

A transformação digital e seu impacto
 

A tecnologia digital modificou completamente o modo como as empresas funcionam e seu relacionamento com os consumidores. Foi uma questão de sobrevivência. Caso não se adaptassem a essa nova realidade e incorporassem essas inovações em sua estrutura, as organizações pereceriam.
 

Isso é transformação digital: repensar e modificar a empresa através do digital para que ela possa permanecer competitiva nesta nova economia. A tecnologia deixa de ser uma aliada para se tornar ferramenta essencial para a sobrevivência da empresa. Mais do que algumas iniciativas isoladas, é um processo geral de mudança estrutural na organização, com a tecnologia como base.
 

Mas é esse o único impacto?
 

Não. Na verdade, a transformação digital é importante para as empresas exatamente pelo seu impacto em toda a sociedade.

Até mesmo atividades rotineiras como a prestação de serviços básicos como o atendimento médico e ensino, por exemplo, sentiram o significado dessa transformação. Ou seja, foi muito mais do que o comportamento dos consumidores mudou.
 

As ferramentas utilizadas diariamente deixaram a vida muito mais rápida e resultaram na Big Data – essa enorme quantidade de informações disponível. Um dos maiores problemas é que muitas empresas não sabem o que fazer com os dados aos quais têm acesso, assim como não conseguem acompanhar o ritmo atual.


Como a vida está bem mais descomplicada e muitos processos foram simplificados ou até mesmo automatizados, os antigos modelos de negócios e relacionamento com o cliente não funcionam mais. Eles estão mais exigentes, não têm tempo a perder. Se não precisam esperar mais a internet discada fazer a sua parte para conectá-los com o mundo – e apenas através de um computador em casa ou no trabalho – por qual motivo esperariam pelas suas soluções na velocidade de tempos passados? Pois é... nenhum.
 

A transformação digital é vital – e viável – para todo e qualquer tipo de empresa, de todo porte. Ainda que o seu negócio não seja focado em tecnologia ou a sua organização não disponha de um grande montante para investimento, não ignore o cenário atual. Mais do que dinheiro, a ferramenta necessária para adaptar-se com sucesso às mudanças é inteligência.


Invista em analisar e entender os domínios (Clientes, Competição, Dados, Inovação e Valor) de hoje em dia. Pois são eles que ditam as estratégias que as empresas devem adotar e quais devem abandonar para permanecerem competitivas no mercado. Não ignore as tendências, fortaleça a logística e cultura da empresa. Tenha iniciativa.
 

Pensamentos finais


Como você pôde ver, adaptar-se à nova realidade da transformação digital não é mais questão de ser pioneiro ou prosperar. É realmente uma questão de sobrevivência básica para as empresas ficarem atualizadas com a atual economia digital.

Posts Relacionados