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Marketing de relacionamento: Como fidelizar clientes?

postado por Renato Casteleti
07/03/2018
Marketing de relacionamento: Como fidelizar clientes?

As vendas são o coração de grande parte das empresas do mercado, pois é a sua principal fonte de renda. Seja para vender produtos ou serviços, o comércio garante que os negócios possam progredir, pagar salários e gerar dividendos.

Por essas razões, as vendas precisam ser uma das principais preocupações de uma empresa. Entretanto, mais do que conquistar novos clientes, é muito importante também investir na fidelização dos clientes que já estão em sua base de consumidores. Se possível, vender sempre e vender mais. O marketing de relacionamento ajuda a companhia a ter uma performance melhor nesta difícil missão.

O que é marketing de relacionamento?

O Marketing de Relacionamento é a divisão desta ciência dedicada à fidelização do cliente. Mais especialmente, em cultivar uma boa relação entre consumidor e empresa, não apenas em momentos de venda.

Ter uma boa relação com o seu consumidor é uma das chaves para fazer com que ele volte a fazer negócios com a companhia. Aumenta a frequência de vendas, o ticket médio e o lifetime value (o tempo total que um cliente passa em sua base de consumidores). É mais dinheiro para a empresa!

Ajuda ainda a cultivar também um bom relacionamento com pessoas que ainda não se tornaram clientes, mas a proximidade com o consumidor cria um sentimento de empatia, o que eleva as chances de fechar negócio. Confira agora algumas técnicas de como manter um bom relacionamento com seus clientes.

Entrar em contato de forma delicada e empática

Os clientes estarão mais propensos a ter um bom relacionamento com a sua empresa se ela “se lembrar” de que o consumidor existe. Mas não para enfiar ofertas e promoções goela abaixo, e sim para oferecer ao indivíduo informações que ele goste ou use.

É comum, por exemplo, que as empresas enviam felicitações de aniversário ou lembranças em outras datas comemorativas. Como é muita gente para lembrar, já existem programas que realizam o disparo de mensagens SMS de forma automatizada, mas com a preocupação de personalizar alguns detalhes dos contatos para o destinatário. Afinal, se o cliente perceber que é tudo padronizado, o efeito do relacionamento pode sair pela culatra.

Redes sociais

Podemos afirmar tranquilamente que as redes sociais representam um novo paradigma quando o assunto é marketing de relacionamento. Isto porque estas ferramentas digitais têm como função exatamente isso: estreitar o relacionamento entre pessoas, e também entre clientes e marcas.

Exemplos de sucesso: Netflix, Burger King, Kit Kat e outras marcas que usam as redes sociais para deixar o relacionamento com o cliente mais dinâmico por criar um sentimento de identificação em relação aos clientes a cada postagem realizada. Comentários e curtidas permitem ainda que a empresa se comunique diretamente com o cliente, em uma interação direta e autêntica.

Toda ação que visa fidelizar o cliente, fazendo dele um “fã” dos produtos e serviços oferecidos pela empresa estão ligados ao marketing de relacionamento. Nubank e Uber também têm apostado muito neste diferencial.  

Siga os exemplos dos maiores players do mercado e invista em marketing de relacionamento!
 

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