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Como evitar os erros de marketing mais comuns cometidos pelas empresas

postado por Renato Casteleti
05/03/2018
Como evitar os erros de marketing mais comuns cometidos pelas empresas

Muitas empresas focam seus esforços, tempo e investimentos na parte operacional do negócio, como contratação de funcionários, setor financeiro, volume de produção, entre outros, e se esquecem de que as estratégias de marketing atuam como uma ponte entre a marca e o consumidor, um meio eficaz de chegar ao cliente.

A maior parte das empresas já entendeu que o marketing é essencial para o bom andamento dos negócios e conta com equipes próprias da área, além de contratar agências especializadas para determinadas ações ou tarefas.

Essa mudança é positiva, pois mostra que as empresas brasileiras estão por dentro das tendências do mercado e são altamente competitivas. Mesmo assim, ainda é comum cometer alguns deslizes de marketing na gestão de uma empresa. Felizmente, com um bom planejamento e conhecimento os erros de marketing mais comuns podem ser evitados.


Erro 1: Não definir uma persona

A persona é uma representação dos clientes que você vai ter como público-alvo, uma espécie de cliente ideal, criada com base em informações dos seus clientes reais. É ela quem permite direcionar ações de marketing, criação de produtos/serviços e atendimento.

Como evitar: Realize pesquisas de público com seus clientes e leads, captando informações importantes, como gênero, localização, faixa etária, escolaridade, necessidades, preferências e hábitos de consumo. Essas pesquisas podem ser feitas por telefone e preenchendo formulários na loja física ou no site em troca de um benefício, como um conteúdo rico ou um cupom de desconto. Depois, analise esses dados para entender quem compõe seu público-alvo e construa uma persona.


Erro 2: Não avaliar métricas

As métricas são os dados obtidos com uma ação ou campanha que permitem avaliar os resultados gerados e assim entender quais estratégias funcionaram e quais precisam de adaptações.

Como evitar: Tenha na sua equipe de marketing um especialista em métricas para entregar e analisar relatórios gerados após cada ação de marketing. Se a sua equipe de marketing é pequena ou tem outro foco, é possível contratar uma agência especializada para se encarregar desse serviço.


Erro 3: Não fazer pesquisas

As pesquisas são um grande medidor e indicador do mercado e podem direcionar não apenas propagandas, mas também a criação de serviços e produtos, bem como as formas de atendimento e vantagens oferecidas.

Como evitar: Invista em pesquisas de público, não lance um produto sem fazer testes e ver a avaliação do seu público-alvo. Faça também pesquisas de pós-vendas para avaliar a satisfação dos consumidores.


Erro 4: Não ter objetivos claros

Fazer marketing só “por fazer” vai completamente contra os objetivos do marketing; entretanto, algumas empresas optam por fazer ações de marketing isoladas, imediatistas. Ter objetivos definidos é fundamental para traçar estratégias eficientes e direcionar ações.

Como evitar: Uma empresa precisa ter o seu plano de marketing, onde estarão especificados os objetivos e metas do empreendimento, posicionamento do mercado, público-alvo, possíveis problemas a serem enfrentados, entre outras informações. Com os objetivos estabelecidos no plano de marketing você pode realizar ações mais assertivas que vão ajudar sua empresa a crescer, vender mais e ganhar reconhecimento.

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