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Como uma boa embalagem pode influenciar na venda do seu produto?

postado por Luciana Teixeira
12/02/2018
Como uma boa embalagem pode influenciar na venda do seu produto?

Você já reparou que, quando vai ao mercado, alguns produtos chamam mais a sua atenção do que outros? Há também situações em que nos lembramos da embalagem de um produto, mas não lembramos o nome da marca.

A embalagem do produto desempenha um papel importante no processo de vendas, ainda que a maioria de nós não se dê conta desse fator. Aliás, boa parte dos consumidores não relaciona a criação de embalagens ao marketing, mas os dois têm uma forte ligação.

Uma embalagem bem desenhada e projetada é capaz de criar um forte impacto nas vendas, já um invólucro malfeito afasta o consumidor e pode decretar o fracasso de um produto.


Se destacar é preciso

Mas por que uma simples embalagem pode ser tão poderosa assim? O corpo humano recebe centenas de estímulos visuais a todo momento e isso fez com que o nosso cérebro passasse a processar essas informações mais rapidamente do que outros tipos de estímulos. Assim, basta uma olhadela para o nosso cérebro determinar se algo é ou não interessante.

Sim, isso é cientificamente comprovado. Existem pesquisas, inclusive, que mostram que poucos segundos são suficientes para decidirmos se um produto chamou ou não nossa atenção. Muitas vezes isso funciona de forma inconsciente, nem percebemos o que estamos fazendo.

O consumidor julga o livro pela capa, como diz o ditado, então não basta ter um produto muito bom se a sua embalagem não transmite as qualidades e características desse produto. Uma boa embalagem se destaca entre uma grande variedade de opções.

A embalagem é a primeira impressão e, nesse caso, a primeira impressão conta muito. A embalagem do seu produto deve ser criada pensando tanto no que o consumidor busca quanto na imagem que a sua marca ou produto quer passar. O design da embalagem deve ser feito por profissionais especializados, com a experiência e o conhecimento necessários para realizar esse desenvolvimento de forma adequada.


Outros aspectos do design de embalagens

A embalagem é responsável pelo impacto inicial, mas também faz muito mais. Quando bem desenvolvida, ela carrega outras características, como a praticidade e a facilidade de uso, por exemplo. O consumidor dificilmente vai comprar pela segunda vez um produto com uma embalagem difícil de usar. Já no caso de uma embalagem prática e funcional, ela mesma pode ser o diferencial do produto.

Há ainda aspectos como as informações dispostas no rótulo, que ajudam na tomada de decisão do consumidor. Além disso, uma boa embalagem leva em consideração a segurança, conservação e integridade do produto.

As embalagens também podem refletir valores e ideias do público-alvo. É o caso dos produtos que valorizam a sustentabilidade, criando embalagens eco-friendly, que respeitam a natureza. Dessa forma, o desenvolvimento da embalagem pode estar diretamente ligado com a identidade do consumidor.

Lembre-se de que após o breve julgamento inconsciente feito pelo cérebro o consumidor se aproxima do produto e busca fatores específicos que vão lhe ajudar a decidir se compra ou não aquilo. Uma embalagem de qualidade precisa passar também por esse teste.

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