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Saiba mais sobre o lead, como conseguir e quando ele vira uma venda para sua empresa

Por Renato Casteleti

27 de Novembro de 2017

//Marketing Digital

Leads: potenciais consumidores, mas que dependem de uma estratégia bem definida. Entenda.

Leads são uma das principais formas de atrair clientes e empresas para determinado produto através de um interesse preestabelecido pelo usuário que chegou a uma marca específica. Diferentemente dos visitantes dos sites, que buscam apenas o conteúdo, leads são potenciais consumidores do que você tem a oferecer – seja através de cadastros, informações de dados, subscrição de e-mails ou outros. Um exemplo claro é o internauta que se cadastra para receber um e-book sobre determinado assunto: ele é um lead e poderá se converter em uma futura venda, visto que está além do interesse apresentado no conteúdo.

Os leads são o primeiro passo para transformar o usuário na segunda etapa do negócio: a prospecção. Neste ponto, o lead entra em contato direto com a empresa que ofereceu o conteúdo pelo qual ele se interessou através de um dos canais acima descritos. É importante frisar que um lead é o passo anterior à prospecção de clientes, mas não é a venda efetiva do produto. Por isso, ter alguém interessado no seu conteúdo faz com que, potencialmente, essa pessoa venha a querer saber mais sobre o produto ou serviço.

As duas situações – o lead interessado no conteúdo e prospectado com mais informações sobre a empresa – fazem parte do que conhecemos como funil de vendas. Esta etapa vai de ponta a ponta, ou seja, desde o momento que você converte um lead até o momento que você faz a efetivação do negócio. Perceba que essa pessoa interessada passa por vários processos; sendo assim, não coloque um lead como um consumidor final – ele precisará passar pela prospecção e pelas etapas do funil de vendas: o topo (quando você mostra que o usuário precisa daquilo), o meio (no momento que ele quer mais informações sobre o que você oferece) e o fundo (quando ele decide se a sua empresa é adequada ao desejo do que ele pretende adquirir).

Como atrair os leads?

Essa é a parte interessante: você necessitará de expertise para fazer os visitantes virarem leads, prospectá-los e passarem por todas as etapas do funil de vendas. São várias as formas, e é importante você entender qual produto está oferecendo para adequar a melhor estratégia. O principal deles é o marketing de conteúdo, onde você cria informações relevantes, mas que não precisam vender seu produto. Assim, eles passam a entender você como um ‘expert’ e crescem as chances de comprarem da sua empresa.

Há outras formas, como e-books, que juntam todo esse conteúdo e pedem que o usuário informe um e-mail para receber o conteúdo completo, transformando-o num potencial lead. O newsletter segue a mesma função, quando há cadastro de correios eletrônicos, onde você pode enviar novos conteúdos – e, é claro, promoções assim que tiver o prospectado.

E como é possível que a pessoa se torne um lead?

A melhor opção é o inbound marketing, no qual as pessoas acessam o seu conteúdo por interesse, mas precisam de caminhos para chegar até lá. As estratégias de SEO (otimização das ferramentas de busca como o Google) e a divulgação de suas marcas nas redes sociais são duas das principais maneiras de conseguir atrair leads sem despender altos valores – em alguns casos, sem gastar um centavo. Aqui, a estratégia é deixar tudo otimizado, do título ao layout do seu site/rede social, para que seja mais atrativo para um potencial consumidor.

Com o marketing de conteúdo, todos esses processos – lead, prospecção, funil de vendas, inbound, entre outros – estarão integrados. Por isso é importante ter informações de qualidade, que sejam simples e instiguem o usuário a permanecer mais tempo na sua página, atraído pelo que você descreveu nos seus artigos. Cada vez mais empresas entendem a importância do marketing de conteúdo para gerar leads. E você, vai ficar de fora dessa?

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