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Para além da captação: a importância de fidelizar clientes

Por Renato Casteleti

24 de Novembro de 2017

//Marketing Digital

Manter carteira de clientes fiéis é uma das chaves do sucesso do seu negócio

Há uma série de cuidados que você precisa tomar ao administrar os processos da sua empresa. E a venda é um dos que você precisa dedicar maior atenção. Afinal de contas, toda empresa precisa vender, não importa se produtos ou serviços, e ter uma boa carteira de clientes fidelizados ajuda a sua empresa a sempre ter capital girando para obter lucros e realizar todas as ações necessárias para expandir ainda mais o seu negócio. Fica ligado neste texto para saber como cuidar muito bem de seus clientes e garantir que eles voltem a fazer negócio com a sua empresa!

Vender não é o suficiente

Antigamente, as estratégias de comercialização das empresas tinham apenas um único e simples fim: vender. As empresas precisavam vender a todo custo, não importa como, sem necessariamente entregar qualidade ao consumidor. O que acontecia – e ainda acontece com alguma frequência - é que as empresas conseguem ter um alto índice de vendas, porém um baixo nível de satisfação do cliente, que acaba não comprando mais daquela empresa.

Como resultado disso, as empresas têm que estar sempre fazendo a prospecção de novos clientes, um processo que, às vezes, pode ser bastante arriscado a nível de resultados e ainda custar muito dinheiro por demandar grande esforço do time de vendedores de sua empresa. Por isso, hoje em dia, já não basta mais apenas vender, e indispensável fidelizar o seu consumidor.

Como realizar a fidelização?

A forma mais fácil de fazer a fidelização de um cliente não exige muito de sua empresa: basta prestar um serviço ou vender um produto de qualidade a um preço justo. A relação entre custo e benefício é uma das principais formas de fazer com que um consumidor sempre compre da sua empresa, e não do concorrente. Entretanto, a concorrência do mercado não se resume apenas a preços e benefícios - há muito mais coisas envolvidas.

Dependendo do serviço ou do produto que sua empresa vende, a sua relação com o cliente pode durar mais do que apenas o momento da venda. Por isso é importante garantir que o seu consumidor tenha uma boa experiência mesmo depois de a venda já ter sido concluída. É o que chamamos de pós-venda, e é de responsabilidade do time de "experiência do cliente", ou "customer experience". É uma série de técnicas e atenções que estes profissionais têm para garantir que o consumidor esteja sempre satisfeito com o que adquiriu.

Estratégias de marketing também são boas alternativas para garantir a fidelização do cliente. O Branding, ou seja, a construção da sua marca pode construir um ótimo sentimento de empatia entre seu cliente e você, para que a relação de negócios entre os dois seja duradoura. Utilize as redes sociais para manter sua empresa mais próxima de seu público e também use isso para garantir uma menor taxa de rejeição (churn) para o seu negócio!

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Fidelização; marketing; branding,