Recarregue sua mente no nosso blog

A Daksa está sempre inovando e reciclando ideias!
Venha conferir os conteúdos que preparamos para você ir cada vez mais longe.

.
Quais as qualidades indispensáveis para um bom empreendedor?

Por Renato Casteleti

23 de Novembro de 2017

//Marketing Digital

Funções podem ser inatas ou desenvolvidas ao longo da caminhada profissional no empreendedorismo

O Brasil é uma terra de ótimos empreendedores. Mesmo com as condições adversas – crises, corrupção, tributos exagerados e burocracias, nosso país consegue ainda desenvolver um grande número de empreendedores de grande sucesso, que conseguem sair do nada e montar uma grande fortuna. Se você está pensando em parar de trabalhar para os outros e se tornar seu próprio chefe, dá uma olhada neste texto que preparamos para você poder conhecer melhor algumas das qualidades que são indispensáveis para qualquer empreendedor que queira ter sucesso!

Visão holística

Um bom empresário precisa ter muita visão de negócio. Ter visão holística significa enxergar todas as coisas da forma mais ampla possível. Significa enxergar em uma pessoa ou em um objeto algo para além do que mostram as aparências. No mundo empresarial, significa enxergar as potencialidades e as falhas de determinados ativos que podem ou não ser úteis para a sua empresa. Pode significar ainda conseguir enxergar determinadas oportunidades no mercado em um lugar onde ainda ninguém imaginou, ou em que todos apostam contra. Significa enxergar oportunidades para investir e negociar mesmo em momentos em que as crises econômicas e a circunstâncias dizem para você não investir.

Conhecimento técnico

Têm muitos empreendedores no Brasil que conseguem abrir seus negócios e montar suas pequenas ou grandes fortunas sem qualquer formação técnica ou acadêmica. Entretanto, estas pessoas são a exceção à regra. A maior parte das pessoas que dão certo no mundo empresarial possui profundos conhecimentos na área da administração e/ou na área de mercado em que decidiu empreender. Se você está pensando em se tornar um empresário, é bom se preparar!

Resiliência

Empreender é um negócio com riscos naturais inerentes, e há uma boa chance de você não dar certo logo de cara. Mas é preciso ter persistência e resiliência para se suportar e superar as crises que virão pela frente, tirando lições valiosas destas experiências e garantindo que o seu negócio permanecerá produzindo apesar das condições contrárias. A resiliência é a capacidade de se recuperar mesmo após os mais duros golpes. Aplique este conceito ao seu empreendimento e à sua forma de administrar.

Criatividade

O mercado às vezes pode ser impiedoso com algumas pessoas, mas o mercar funciona. A sua empresa só será bem sucedida dentro do mercado se ela tiver relevância, ou seja, se o produto ou serviço que ela oferece estão em consonância com o que quer o consumidor. Neste sentido, a sua maior missão enquanto empreendedor iniciante é tentar criar um produto ou serviço que as pessoas queiram comprar de forma inovadora. É através das inovações do mercado que as pessoas podem ter acesso a cada vez mais produtos e serviços que melhoram e facilitam as suas vidas.

Tenha sensibilidade, mas seja ponderado

Para ser um empresário de sucesso, é preciso ser humano. É preciso ter senso de oportunidade, de necessidade e tratar sua equipe de funcionários com respeito e sensibilidade. Entretanto, é preciso sempre se lembrar dos valores e dos fins de sua empresa – gerar renda. Coloque estes objetivos acima das questões pessoais e valorize as necessidades de seu negócio. Assim, você poderá ter uma gestão ética e ao mesmo tempo eficiente.

Acesse nosso site e saiba mais sobre como ter sucesso nas empreitadas!

resiliência, empreendedorismo, criatividade,