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Como vender mais sem ter que baixar minha margem de lucro?

Por Renato Casteleti

17 de Novembro de 2017

//Marketing Digital

TEMPOS DE CRISE PEDEM SOLUÇÕES ÁGEIS E EFICAZES PARA MANTER A RENTABILIDADES DAS EMPRESAS

Nosso país vive há alguns anos em tempos de crise econômica. Com isso, a nossa economia tem gerado menos produtos, menos vendas e, consequentemente menos renda e menos empregos para a população. Em tempos como estes, quem trabalha com vendas precisa "se virar" para conseguir manter a rentabilidade do empreendimento e não ter que fechar as portas. Confira neste texto algumas maneiras de continuar vendendo bem sem falir e sem baixar a sua margem de lucro.

Melhore processos

A palavra de ordem para conseguir manter uma boa rentabilidade em sua empresa é eficiência. Sem processos eficientes, o seu negócio terá uma série de custos adicionais que terão de ser repassados ao consumidor final. Portanto, faça uma auditoria e a controladoria de seu negócio para verificar se os recursos têm sido utilizados da melhor maneira possível. Ser eficiente significa baixar preços e vender mais!

Corte custos
Algumas empresas funcionam com métodos de gestão extremamente antigos e burocráticos. É da cultura empresarial de algumas companhias ter uma série de cargos cujas únicas funções são meramente protocolares, como contínuos, por exemplo. Mas, como você sabe, burocracia custa dinheiro, e todas as burocracias possíveis dentro de sua empresa devem ser cortadas do orçamento. Vai uma dica: se o seu negócio utiliza muito papel para fazer todos os registros, tente informatizar ao máximo os processos de sua empresa. Assim você economiza recursos e ainda colabora com o planeta.

Reveja a sua equipe de colaboradores

Faça uma boa avaliação de toda a sua folha de pagamento. Será que todos os seus funcionários são realmente necessários? Não se trata de uma "demissão impiedosa", mas a sua empresa precisa constantemente fazer a avaliação do rendimento dos funcionários. Quem tem baixa efetividade ou tem uma função quase inútil dentro do processo produtivo de seu negócio pode ser substituído ou eliminado. Empresas que conseguem produzir com mais eficiência fazem bem para todo o mercado, e os profissionais dispensados encontrarão oportunidades em outras empresas cuja cultura esteja mais de acordo com seus hábitos e números.

Pesquise por bons fornecedores

Muitas empresas não tomam o cuidado necessário sobre os seus fornecedores. Isso significa fazer uma cotação detalhada e aprofundada sobre todos os fornecedores disponíveis no mercado para vender os insumos e produtos à sua empresa. Não se importe se você tem uma parceria de anos com o seu fornecedor se ele não te oferecer os melhores preços. Mas lembre-se: você precisa colocar todos os gastos no papel. Um fornecedor local com altos preços pode sair mais barato do que um fornecedor mais acessível, porém de outra região, o que exige o pagamento do frete. Portanto, calcule bem!

Faça parcerias

No mercado, às vezes é bom fazer parcerias, mesmo que com concorrentes diretos. Tudo irá depender da situação. Mas você pode aproveitar um ativo de uma empresa concorrente e oferecer algo em contrapartida. Se o mercado comportar ambos de vocês, esta parceria vai proporcionar uma queda de custos que pode trazer ótimos negócios para os eu empreendimento.

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