Carregando página Daksa Digital Strategy

O Agronegócio é o motor do Brasil: conheça a importância da sua produção!

postado por Renato Casteleti
11/11/2017
O Agronegócio é o motor do Brasil: conheça a importância da sua produção!

Agronegócio é tradicionalmente uma das principais fontes de renda da economia brasileira

O Agronegócio - hoje em dia também muito chamado de Agribusiness - é um dos principais motores da economia brasileira. Em tempos de crise econômica, é a produção agrícola que ajuda a movimentar bilhões de dólares em mercado nacional e internacional anualmente e estabilizar os números do PIB. Quer conhecer um pouco mais sobre este setor indispensável para nós brasileiros? Então fica ligado no texto que preparamos para levar muito mais informação a você!

O que o agronegócio produz?

Na verdade, toda a produção agrícola e de pecuária pode ser encaixada dentro do ramo do agronegócio, mas o uso do termo é convencionalmente feito para se referir à produção, comercialização e exportação de commodities, dentre as quais consideramos principalmente milho, soja e trigo.

O próprio termo commodity, normalmente utilizado para outras mercadorias (como petróleo, carvão, minério de ferro e outros semelhantes), também foi emprestado ao mundo do agribusiness, porque os métodos de produção agropecuária passaram a ser muito próximos aos da produção de minérios e combustíveis fósseis: uma produção extensiva, cada vez mais automatizada, com altíssimos níveis de eficiência e uma padronização bem definida para cada produto.

Com o uso da biotecnologia transgênica e dos defensivos agrícolas, os produtos do agribusiness passaram a ter uma qualidade muito mais homogênea, apesar das polêmicas que envolvem o uso destas ferramentas para proteger as safras.

Além disso, a criação de animais também é um grande ativo do agribusiness no Brasil. Somos o maior produtor de carne bovina de todo o planeta. Produzimos ainda milhões de toneladas de carne de aves e de porcos para exportação e consumo interno todos os anos. Hoje em dia, a produção brasileira de carne é concentrada em grandes propriedades e o padrão de qualidade no abate e na industrialização dos produtos incentiva o mercado externo e até mesmo mercados específicos, como o povo judeu.

A comercialização das commodities do mercado agropecuário tem inclusive uma “bolsa de valores” própria: a Bolsa de Mercado Futuro. Ela recebe este nome porque os compradores fazem a aquisição da produção - milho, soja, trigo, bois, etc - antes mesmo de a mercadoria sequer ter sido produzida. Com isso, o comprador tem a possibilidade de ganhar muito dinheiro ou o risco de perder com sua compra. A aquisição antecipada dá ao agricultor os recursos necessários para fazer o plantio ou a criação dos animais.

Especialmente em tempos de crise econômica, o agronegócio mostra um peso indispensável na geração de riquezas do Brasil. Isto porque conta com grandes incentivos do governo e também com uma capacidade produtiva quase imensurável, dadas as proporções do território brasileiro que podem ser usadas para o cultivo ou pastagens.

No ano de 2016, o agronegócio respondeu por 25% do PIB brasileiro, ou seja, quase 600 bilhões de reais. É uma boa oportunidade para que a sua empresa faça mais negócios! Invista na produção brasileira com grandes retornos!

Posts Relacionados