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Entenda porque SEO e SEM é fundamental para sua empresa

postado por Renato Casteleti
05/11/2017
Entenda porque SEO e SEM é fundamental para sua empresa

Estratégias de Marketing Digital baseadas em ferramentas de pesquisa podem fazer a diferença no seu negócio. Se você decidir que quer aumentar a visibilidade e a relevância de sua empresa dentro do ambiente online, investir em Search Engine Optimization (SEO) e Search Engine Marketing (SEM) são ótimas estratégias, que envolvem uma alta eficiência sem que seja necessário investir fortunas em dinheiro. Fique atento a este texto que preparamos para você, interessado em aumentar números, resultados e faturamento!

A relevância das ferramentas de pesquisa

Ao longo da história, as pessoas sempre precisaram comprar produtos e serviços e, para isso, utilizavam diferentes ferramentas que permitiam encontrar os itens desejados: guias de compras, listas telefônicas, comunicação verbal com amigos, etc. Por mais que estas ferramentas ainda tenham alguma relevância, as ferramentas de pesquisa, principalmente o Google, se tornaram a principal maneira de as pessoas pesquisarem pelos produtos e serviços que precisam adquirir. Sendo assim, colocar a marca da sua empresa em um bom posicionamento do Google, hoje em dia, é fundamental.

Com base nisso, duas estratégias de Marketing Digital se destacam na obtenção desta relevância dentro dos instrumentos de pesquisa: SEO e SEM. Falaremos de forma mais detalhada de cada uma delas na sequência.

Search Engine Optimization - SEO

Em português, a sigla SEO significa “Otimização de Ferramentas de Pesquisa”, e representa as estratégias de posicionamento orgânico de sua empresa no Google, ou seja, sem que seja necessário fazer a compra de anúncios. Para isso, a pessoa responsável por fazer a consultoria em SEO fará com que o conteúdo gerado em seu site seja o mais amigável possível em relação ao robô que a ferramenta de pesquisa utiliza para encontrar, reunir e disponibilizar os resultados da busca ao usuário.

Dentre os critérios para avaliar a relevância deste conteúdo, o “bot” das ferramentas de pesquisa considera o tamanho dos textos, a legibilidade, o uso de palavras-chave, o uso de links internos e externos, imagens originais e títulos otimizados, entre outras características.

Search Engine Marketing - SEM

O SEM também está relacionado à relevância e o posicionamento de sua marca dentro do Google, mas nesse caso a abordagem é mais direta: sua empresa paga por AdWords, as “palavras-anúncio” do Google. Entretanto, este anúncio de conteúdos não é tão fácil quanto parece. Para comprá-las e fazê-las aparecer, muita coisa deve ser levada em conta.

Por exemplo, o consultor de SEM fará uma pesquisa de quais palavras-chave são mais procuradas relacionadas ao seu negócio. Depois, ele precisa avaliar a concorrência de outros anunciantes por estas mesmas palavras para pensar quais delas patrocinar e qual método de compra de palavras usar – leilão, custo por clique, custo por visualização, etc. – e, assim, colocar a marca de sua empresa muito mais em evidência no espaço de resultados patrocinados.

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