Talvez você não conheça esse termo, mas, com certeza, já foi influenciado por essa estratégia! Continue a leitura e entenda o que Marketing Sensorial significa, como começar a aplicar e quais as suas vantagens.

Marketing Sensorial: o que é, como aplicar e quais as vantagens?
O Marketing Sensorial é uma
estratégia que pode ser vista praticamente em todos os lugares.
esmo não sabendo exatamente o
que significa este conceito, com certeza você já foi estimulado por uma foto em
um outdoor, ou até mesmo pelo cheiro da comida de um restaurante, não é mesmo?
De maneira geral, portanto, o Marketing
Sensorial é aquele que utiliza diversos estímulos positivos com o objetivo de reforçar uma boa imagem para determinada
marca.
Sendo assim, é uma estratégia
que pode ser empregada para conquistar clientes e elevar as vendas de empresas
que atuam em qualquer segmento.
Continue a leitura e entenda
melhor sobre como o Marketing Sensorial funciona!
O que é o Marketing Sensorial?
Resumidamente, o Marketing
Sensorial nada mais é do que uma estratégia que tem como intuito principal
promover experiências sensoriais nos possíveis clientes de uma marca.
Isso para que essas pessoas
possam se conectar emocionalmente à empresa, oferecendo estímulos
positivos, por meio da exploração dos 5 sentidos do corpo humano:
- Audição;
- Visão;
- Paladar;
- Olfato;
- Tato.
Dessa forma, vale ressaltar
que a finalidade da estratégia é criar uma imagem e uma lembrança positiva da
marca na mente do consumidor.
Quais as vantagens do
Marketing Sensorial?
Ao todo, existem inúmeras
vantagens ligadas diretamente ao Marketing Sensorial. Entretanto, algumas delas
acabam se destacando.
Entre elas, as principais são:
- Aumentar as chances de fidelização;
- Incentivar o desejo de
compra de forma sutil;
- Encantar os clientes;
- Desenvolver vínculos
emocionais mais intensos com o consumidor;
- Criar uma identidade única e
inovadora;
- Despertar interesse e
curiosidade;
- Fortalecer a marca e o relacionamento com os clientes.
Como colocar em prática essa
estratégia?
Depois de ter entendido melhor
o conceito de Marketing Sensorial e de ter conferido as principais vantagens
dessa estratégia, chegou a hora de saber como colocá-la em prática. Abaixo,
listamos algumas dicas.
Conheça a empresa
Como em qualquer outra estratégia,
a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer detalhadamente a sua marca,
sua missão e valores, bem como seus diferenciais.
Me refiro a detalhes, não
apenas o conhecimento geral. A diferença está em colocar no papel e organizar
esses pontos. Isso é muito importante para o próximo passo, que é conhecer os
seus clientes.
Despertar sensações nos
clientes não é uma tarefa fácil se você não os conhece!
Estude o cliente
Conheça sua persona! Essa
também é uma etapa que faz parte de qualquer estratégia de marketing e sempre
falamos dela por aqui.
Quando você define a persona, pode
levar em conta suas preferências e necessidades para oferecer a melhor
experiência.
Quer exemplos?
Se o seu cliente é uma pessoa casada,
que valoriza a família e tem filhos pequenos, as artes desenvolvidas pelo seu
marketing devem utilizar imagens que remetam a momentos em família, mostrando
que seu produto ou serviço promove essa tranquilidade, felicidade e
segurança para as pessoas amadas.
Agora, se seu público é
formado por jovens, solteiros, que buscam uma vida agitada, o ideal é utilizar
cenários desejados por eles, como festas, lugares repletos de pessoas
interessantes e cores vibrantes.
Quando você conhece a persona com detalhes, você pode incrementar essas escolhas na comunicação, sempre pensando em qual sentido despertar. A persona jovem, por exemplo, pode gostar mais de consumir conteúdo por áudio. Assim, você já sabe que pode explorar mais vídeos ou investir em um podcast, por exemplo.
>
E funciona mesmo?
Sim, e muito!
Se você parar para pensar a
respeito, pode identificar exemplos que tem contato todo dia, mas não sabia que
era classificado como Marketing Sensorial.
Comerciais de carros, que mostram
um homem com certas características e expressões faciais satisfeitas, sentindo-se
poderoso e orgulhoso, em um cenário de superação de obstáculos, por exemplo,
despertam o desejo de que aquela história contada aconteça com o espectador,
que quer se sentir como o personagem.
Ou então, pense em comerciais
de perfumes. O homem sofisticado atraindo uma bela mulher em um cenário romântico
e sexy, provoca o desejo similar ao primeiro exemplo.
Perceba que esses exemplos
apelam para a imaginação. Faz a pessoa desejar, perceber o que ela
quer para sua vida, e relacionar aquilo com o seu produto.
Essa é chave: fazer com que
o público relacione algo que ele quer, ou algo que ele ame (como situações
felizes do passado), ao seu produto e sua empresa.
Claro, os sentidos da visão e
audição são mais simples de serem utilizados em ações digitais, mas ainda é
possível usar os outros, se você for criativo. O ideal é explorar todos, e isso
é possível, sim, no digital.
Se você já leu um livro que
gostou muito, vai lembrar das suas descrições, que praticamente transportaram
você para o mundo da história contada. Você conseguiu sentir os cheiros, a
textura, e o gosto das coisas descritas.
Isso também pode ser feito nos
seus conteúdos. Se você vende produtos alimentícios, por exemplo, e seu público
é composto por mães, mostre em suas postagens imagens de crianças saudáveis e
felizes, escreva textos descrevendo a alegria da família em um almoço de
domingo.
Lembra de comerciais de
margarina? Você quase pode sentir o sol da manhã e o cheiro de pão
quentinho só por eu ter feito essa pergunta. E provavelmente lembrou da marca
da margarina que você prefere, não lembrou?
Palavras têm poder, e isso não
é só um ditado. O nosso cérebro cria, automaticamente, imagens e sensações
quando lemos sobre algo. E associa essas sensações ao que fez isso ser
despertado.
É isso que o Marketing Sensorial promove.
Além do digital.
Essa é uma estratégia ampla, que
pode ser aplicada de diversas formas, além dos exemplos citados aqui, onde
focamos no digital.
Dependendo do seu tipo de
negócio, você pode fazer um uso mais literal dos sentidos. Por exemplo, se você
é uma empresa B2C, os sentidos do tato, olfato e paladar podem ser usados com
muitos resultados positivos em sua loja física, e de maneiras bem simples.
Oferecer um café, uma
degustação, apostar em cheiros relacionados a bons sentimentos, colocar um
carpete confortável no chão... tudo vai depender do seu ramo, seus objetivos,
sua persona e sua criatividade.
O Marketing Sensorial oferece
ótimos resultados, mas depende de detalhes e exige profissionais que tenham
empatia, sensibilidade, conhecimento profissional em escrita, design e, claro,
em marketing!