Carregando página Daksa Digital Strategy

O que a crise do novo coronavírus nos ensina sobre a comunicação empresarial?

Informação na duração de um cafezinho!
Quer ficar bem informado e ainda ter uma boa dose de inspiração? Então cadastre-se e receba o ESPRESSO: conteúdos exclusivos sobre marketing e empreendedorismo com um olhar diferente do padrão que você conhece.
postado por Luciana Teixeira
26/05/2020
O que a crise do novo coronavírus nos ensina sobre a comunicação empresarial?

Mediante a pandemia da Covid-19, há muitas dúvidas que permeiam as mentes de profissionais de todos os ramos. E uma das coisas que podemos nos questionar, pensando nas mudanças atuais, é o que a crise do novo Coronavírus nos ensina sobre a comunicação empresarial.

O atual contexto já mostra os efeitos e as possíveis respostas para essa questão.

É verdade que outras crises já se abateram sobre a humanidade. Mas hoje, felizmente, contamos com ferramentas e tecnologias que nos ajudam nesse momento, com a facilidade do acesso à informação.

Consumidores estão atentos aos movimentos das marcas, e opinam abertamente sobre sua atuação. Então, vamos ver alguns pontos importantes que podemos nos atentar para realizar nossos planejamentos e ações para aplicar agora, e levar adiante.

 

Informação e ajuda em primeiro lugar

Uma pesquisa da Kantar Thermometer com consumidores indicou que a grande maioria acredita que as empresas possuem papel importante na crise.

Além disso, o consumidor acha que essa é a hora de deixar um pouco a comunicação de vendas de lado, para ser útil de alguma forma.

Portanto, empresas que parecerem oportunistas serão vistas pelos consumidores com uma visão mais negativa, perdendo a fidelidade deles e tendo as vendas prejudicadas.

Todos acreditam que agora é hora de informar conteúdo voltado a motivar ou ajudar no enfrentamento ao Coronavírus.

Na verdade, essa postura não está longe do que já era previsto desde antes da crise. Já se falava que a tendência na comunicação empresarial era se tornar mais humanizada, com menos foco em vendas diretas.

A situação atual apenas acelerou a necessidade de mudança no teor da comunicação ideal para atrair e agradar o público.

 

Comunicação Interna

A Comunicação Interna também precisa ser estratégica, já que as empresas precisam utilizar todos os recursos que têm disponíveis para alertar os colaboradores da maneira mais eficiente que puderem, além de darem continuidade às atividades sem interrupções.

Meios tradicionais como WhatsApp e Facebook são ferramentas que podem e devem ser bem utilizadas. Teleconferências, por meio de ferramentas como Google Meets e Zoom, passaram a ser fundamentais.

Com certeza, o aprendizado que tivemos agora é a importância da comunicação interna eficiente, além das vantagens da tecnologia. Sempre utilizamos essas ferramentas, mas nunca com tanta frequência.

Agora, foi possível entender que elas são mais um facilitador da rotina, ideal para o aumento da produtividade.


 


Marcas como canais de comunicação

O Marketing de Conteúdo tem sido usado há muito tempo, e as empresas possuem canais próprios de informação.

Ou seja, as empresas podem utilizar seus próprios canais, como redes sociais e blog, para informar seus clientes. Diferentemente de jornais, que são amplos, as empresas podem passar informações específicas da sua área, e muitos clientes buscam exatamente por isso.

Por isso, se sua empresa não possui um departamento específico para cuidar da sua comunicação, é ideal buscar uma agência que crie esse tipo de conteúdo para você.

Se antes ainda havia dúvidas sobre a eficácia do marketing de conteúdo, agora a certeza está aqui. Os seus clientes serão gratos pela ajuda e, logo, você conquistará confiança, autoridade e fidelidade, além de melhorar o seu alcance em mecanismos de buscas.

E isso não está restrito a este período de crise, mas é uma prática que fará a diferença em sua estratégia também no futuro.

 

Transparência na comunicação

A Comunicação Interna, para os colaboradores, ou Comunicação Externa, para o público-alvo, ajuda a empresa demonstrar transparência.

Comunicação é um dos fatores que mais colaboram para fortalecer a imagem da empresa no mercado. Por isso, a sua utilização correta em momentos de crise como agora irá refletir positivamente no futuro.

Dessa forma, a lição que fica é que a comunicação comercial importa, mas, mais importante ainda, é comunicar de maneira útil. A empresa sempre irá ganhar se trabalhar a comunicação com responsabilidade e consistência.

 

Lidando com a imprevisibilidade

Por fim, a maior lição que teremos após o Coronavírus é a imprevisibilidade. A realidade nos faz esquecer de que, na verdade, temos controle de poucas coisas.

Mas mudanças acontecem o tempo todo, e precisamos estar preparados para enfrentar os desafios e, principalmente, precisamos estar prontos para nos adaptar.

Podemos aceitar essa lição ou não, mas certamente as empresas que souberem administrar o caos, com planos de contingência eficientes, e souberem suportar bem as crises, pensando no público, continuarão operando no futuro de maneira plena. 

Posts Relacionados