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KPIs: entenda como medir os seus resultados!

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postado por Luciana Teixeira
30/04/2020
KPIs: entenda como medir os seus resultados!

Os Key Process Indicators são essenciais para empresas que buscam compreender profundamente todos os processos envolvidos na sua prestação de serviço. Resumidamente, são métricas essenciais para avaliar a gestão do seu negócio.

Neste artigo, queremos que você entenda como usar KPIs para medir os seus resultados. Confira:




Como definir os seus KPIs

Se você achou que iria ganhar uma lista de KPIs, pensou errado. Nós até poderíamos fazer isso, mas não seria de grande ajuda.

Isso porque cada empresa tem as suas necessidades, e deve conhecer os próprios indicadores. De outra forma, corre o risco de analisar dados que não são relevantes para o seu negócio.

A melhor maneira de começar esse processo é juntando todas as métricas que você já usa e testar no sistema SMART. Essa sigla é poderosa nesse quesito.

Para cada letra, você dará uma nota de 0 a 10 e, quanto maior for o somatório, mais relevante é uma métrica para o seu negócio.

Specific. A métrica é específica ou ambígua?

Mesurable. Quanto você consegue gerar de dados para suprir essa métrica?

Achievable. O objetivo pode ser atingido?

Relevant. Essa métrica entrega alguma informação relevante?

Time based. Ela está sendo aplicada no tempo certo?

Estabelecer métricas não é fácil. Você precisa ter um conhecimento profundo do negócio e objetivos muito bem definidos.

Uma ferramenta para te ajudar a encontrar as que mais se encaixam à sua realidade é a KPI Library, que conta com uma infinidade de indicadores para as mais diversas áreas de atuação e setores da sua empresa. Vale a pena dar uma conferida.

Como analisar corretamente?

Para medir os seus resultados corretamente, é essencial olhar com atenção o que esses números significam.

Comece compreendendo que um KPI sozinho não diz muita coisa. É essencial ter uma visão global para um diagnóstico correto.

Vamos para um exemplo prático: imagine que o seu custo por clique é de R$ 5. Ponto final, é exatamente isso que o seu KPI significa. Agora, a sua taxa de conversão é de 50%. Ou seja, a cada dois leads em potencial, um é convertido em cliente.

Isoladas, elas não dizem muita coisa, mas juntas, temos um mar de informações. Se o seu custo por clique é R$ 5, você converte apenas a metade das pessoas. Isso significa que, na verdade, cada cliente está custando o dobro disso. R$ 10!

Se você investiga separadamente, pode ser levado a conclusões erradas. No nosso caso acima, você estaria perdendo lucro sem se dar conta. Sempre analise todas as variáveis relevantes.




Algumas sugestões para ações em redes sociais

Nós vamos dar uma colher de chá e citar algumas sugestões que podem ser aplicadas a ações em redes sociais. São elas:

Engajamento

Ao analisarmos o número de seguidores, cometemos o erro terrível de observar apenas o valor numérico, mas não o quão engajado é esse público.

Milhões de seguidores não significa nada se não curtem, comentam ou compartilham os seus conteúdos.

Medir o engajamento é compreender o quanto as suas estratégias estão realmente causando um impacto na vida das pessoas.

Taxa de conversão

Quer dizer o quanto os seus clientes realmente se interessaram pelo seu negócio. Esse KPI é utilizado em mais de uma plataforma.

No seu site, você irá para a central do desenvolvedor e buscará a informação de quantas pessoas acessaram através das redes sociais. Um número alto significa que a sua página é convincente e instiga o seguidor a dar o próximo passo.

Custo por lead

É essencial quando falamos em anúncios em redes sociais. Esse KPI serve para medir os seus resultados, pois estamos falando também de retorno de investimento.

Nesse momento, você irá compreender se o dinheiro empregado na estratégia está realmente trazendo resultado, ou se é apenas mais um gasto.

Esses três KPIs são muito importantes para medir os seus resultados em redes sociais. No entanto, como dissemos, cada negócio irá definir o que importa para si. Caso contrário, acabará em meio a uma avalanche de números que não querem dizer nada.

É essencial olhar para cada um desses valores e associá-lo com a realidade global do seu negócio para garantir uma análise realista.

 


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