
Todo investimento é feito para trazer retorno! No meio dos negócios atuais, esta ideia é retratada pelo ROI, uma das principais métricas para medir o desempenho de uma empresa, de uma ação ou de um projeto.
Hoje, nenhum empreendimento pode viver e evoluir sem ele! E você, sabe como calcular o ROI do seu marketing? Sabe dizer, com dados precisos, como está o desempenho das suas ações digitais e se suas decisões estão atingindo as suas metas? Hoje vamos conversar sobre isso: continue a leitura!

Afinal, o que exatamente é ROI?
Uma das principais vantagens do modelo de gestão atual, apoiado na tecnologia, é a capacidade de medir com precisão cada aspecto da sua empresa. Ou seja, você pode saber exatamente quantas vendas foram fechadas em um período determinado e diversas outras informações relevantes.
E isso é importantíssimo para planejar e executar as suas ações de marketing digital, pois com os dados certos em mãos, você pode analisar e definir o que de fato trará o retorno que você precisa.
É aí que entra o ROI. A sigla, em inglês, quer dizer Return Over Investiment, que pode ser traduzido como Retorno Sobre o Investimento. Ou seja, é o quanto a empresa está ganhando ou perdendo para cada investimento realizado.
Para o marketing digital, falando mais especificamente, o ROI ajuda a medir o retorno em relação às campanhas, através do número de leads captados, por exemplo.

Como calcular?
Calcular o ROI não é difícil. Este valor pode ser encontrado pela fórmula: ROI = (Receita - Custo)/Custo) x 100.
Esta é uma forma mais abrangente de calcular este valor, podendo ser usado para encontrar o ROI de todo o negócio, ou de algum projeto ou ação mais específica, como por exemplo a campanha de lançamento de alguma linha de produtos ou serviços.
No final, o valor é calculado como porcentagem, o que significa que é mais fácil comparar ROIs de ações diferentes.
Por que o ROI é importante?
O ROI é importante para determinar quais ações da sua empresa estão obtendo um retorno positivo. É fundamental sempre garantir que você está aplicando o seu recurso da melhor maneira, e esta fórmula é uma forma simples e direta de encontrar este valor.
Uma grande vantagem do ROI é que ele não é apenas uma métrica que olha o passado. Baseado em resultados anteriores, é possível fazer previsões e estabelecer metas realistas, de modo que elas possam ser alcançadas.
Se o seu investimento em uma campanha digital não trouxe retorno, você pode analisar os motivos e mudar a sua estratégia, mudando sua linguagem do conteúdo, abordagem, ou o que for necessário, de acordo com sua persona e objetivos.
Como com qualquer métrica, ela pode ser interpretada e adaptada à sua ação e ao seu objetivo. Por exemplo, o ROI para as vendas é bem fácil de medir e calcular, enquanto o retorno de ações de branding é um pouco mais difícil, especialmente porque o objetivo imediato não é trazer receita.
Um exemplo de uma dificuldade em calcular o ROI é que ele não considera a duração do investimento e a sazonalidade. Se você usa esta fórmula para calcular este retorno em um momento muito positivo ele pode parecer melhor do que é e esconder certos problemas da sua empresa.
Praticamente qualquer dado pode ser manipulado, ou usado para comprovar uma suspeita que já existe. Por isso, é preciso deixar de lado a vaidade e ser imparcial. Só assim você pode usar o ROI da melhor forma para o seu negócio.
Isso significa que é preciso saber INTERPRETAR o ROI e saber usar todas as métricas no contexto específico do seu negócio.
Neste ponto, uma agência de marketing digital pode ajudar você a encontrar o ROI com precisão, trazendo as informações corretas de acordo com o contexto da sua empresa!

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