
Pare para
pensar o que faz uma marca ser reconhecida. Com certeza a identidade visual e o
logo da marca são alguns dos primeiros elementos que o consumidor tem contato
ao conhecer uma empresa.
Uma marca, com o passar dos anos,
precisa se modificar, já que o cenário do mercado, o posicionamento, e os
valores dela mudam e se atualizam.
Redesenhar uma marca não é criar uma marca nova. Muito pelo contrário. É adaptar a marca ao seu momento atual. Com a velocidade com que as coisas estão acontecendo no mundo, principalmente digital, estar atualizado e em constante mudança é sempre visto com bons olhos pelos consumidores.
Quando é a hora de atualizar a marca?
Não existe uma resposta certa
para essa pergunta, mas separamos algumas dicas para que você possa analisar a
sua marca e tirar as suas próprias conclusões.
Novo posicionamento ou mudança estrutural
Se você está em algum desses
períodos, pode sim considerar redesenhar da sua marca.
Como exemplo, podemos citar a
Coca-Cola, que em dezembro de 2018 apresentou novo logo para a Coca Cola
Brasil, mudando a tipografia que todos conhecem.
O seu novo posicionamento é
“Coca-Cola Brasil é para todos”, onde incluiu todos os produtos da empresa
(como sucos, bebidas energéticas, refrigerantes, água, iogurtes, etc.),
trazendo a mensagem que a Coca-Cola é destinada a todos os estilos de vida,
oferecendo bebidas para todos os momentos.
Mudanças tecnológicas
Se a sua empresa está tendo
problemas para adaptar o logo e a identidade visual aos novos formatos de
mídias, principalmente digitais, pode sim estar na hora de você redesenhar a
sua marca.
Um exemplo que não é tão recente,
de 2014, mas que mostra como a tecnologia é um dos fatores para redesenhar a
marca é o logotipo de Rede Globo.
O logo perdeu a cor cinza
metálico, se apresentando branco, trazendo traços mais limpos e cores mais
vivas, pensando também no mundo digital onde a empresa estava se inserindo aos
poucos.
A sua empresa está ingressando no mercado internacional
Esse passo é bastante grande e
pode ser uma grande oportunidade de você olhar para a sua marca e identidade
visual e analisar se o mercado internacional entenderá a essência da sua marca
através do que se apresenta. Caso o seu time considere que não, pense em
redesenhar e seguir as mudanças necessárias para o sucesso no mercado interno e
externo.
Um exemplo de empresa brasileira
que entrou no mercado internacional é a Havaianas. A marca não possui um nome
tão comum de pronunciar pelos estrangeiros e teve que trabalhar muito bem o
redesign de marca para ingressar fora do Brasil.
Se você está passando por algumas das situações acima ou simplesmente não acha que a sua marca hoje se identifica com a forma como ela é apresentada, procure especialistas, converse e faça um estudo sobre redesenhar a sua marca!
A Daksa está à sua disposição para conversar sobre isso, te ajudar a analisar a sua marca e trabalhar para que você e sua empresa se posicionarem da melhor forma no mercado!