Carregando página Daksa Digital Strategy

Conheça 6 ações de Marketing que mais beneficiam empresas do agronegócio

postado por Luciana Teixeira
29/03/2019
Conheça 6 ações de Marketing que mais beneficiam empresas do agronegócio

É perceptível que o agronegócio está ganhando mais notoriedade e se destacando, tanto na mídia tradicional, como na internet. Isso acontece, claro, pela sua relevância para o país, mas o fato de sua visibilidade ter aumentado é resultado da percepção de que o Marketing é importante também para o agro, os produtores já entenderam isso, e as agências estão tomando ações a todo vapor nesse setor tão promissor.


Existem várias formas de fazer marketing e cada uma delas possui maneiras específicas de atingir um tipo de público-alvo. Nesse texto vamos apresentar algumas estratégias de marketing e as ações que você pode esperar ao contratar uma agência:


1.    Defina quem é a persona


A persona é uma representação fictícia de um cliente ideal para sua empresa. A partir dessa representação, cria-se um guia para que os conteúdos e ações de marketing atinjam essa pessoa.


Numa estratégia de marketing é muito importante saber quem desejamos atrair especificamente. Não adianta fazer uma campanha para tentar atingir um público geral: isso seria desperdício de tempo e dinheiro, já que só uma parcela tem interesse no seu produto.


Ou seja, definindo quem é essa persona, quais suas características, seus desejos e o que sua empresa pode oferecer para o benefício dela, suas ações de marketing no agronegócio serão mais assertivas.


2.  Marketing em Mídias Tradicionais


Nas mídias tradicionais, é comum pensar que a televisão é o lugar certo para praticar ações de marketing. Sem dúvida, a TV possui um grande potencial de divulgação, porém, quando o assunto é atrair um público específico, como é o caso do agronegócio, há outras opções ainda melhores.


Se uma empresa tem um caráter mais local ou regional, seria interessante desenvolver ações de marketing nas rádios. O custo benefício é mais vantajoso e a empresa terá o retorno que necessita de maneira mais eficaz.


Outra opção é anunciar em jornais ou revistas segmentadas ao agronegócio. Essas mídias possuem um público diretamente interessado que vivencia as questões do campo. Ou seja, direcionar as ações de marketing de agronegócio para esse público é muito mais vantajoso.



3. Marketing de Guerrilha


O Marketing de Guerrilha se caracteriza por ser uma ação que busca causar impacto. É uma tática pouco convencional, porém pode ser bastante atrativa e afetar de forma mais precisa um possível cliente.


Uma empresa que transporta grãos, por exemplo, pode mostrar em um evento um vídeo de um caminhão que esteja com vazamentos na carroceria e deixando parte da carga na estrada. O impacto negativo de perder produtos faria o produtor repensar o modo como transporta sua produção.


Nesse sentido, a empresa de transporte poderia se beneficiar dessa ação de Marketing de Guerrilha caso oferecesse uma alternativa melhor e mais vantajosa para esse produtor transportar seus produtos. Esse é apenas um exemplo: uma agência pode pensar em diversas alternativas criativas para esse tipo de estratégia.


4. Marketing de Resultados


Essa é uma boa maneira de atrair clientes. Ao utilizar essa técnica de marketing, a empresa utiliza-se de um caso real para atrair a atenção de outros potenciais clientes.


Vamos usar como exemplo um avicultor que com uma ração específica consegue aumentar o tamanho de seus frangos e ter mais lucro na hora de vendê-los.


Nesse sentido, a empresa que fornece a ração animal será bem vista por outros produtores que futuramente podem se tornar um cliente, pois desejam os mesmos resultados que o outro produtor de frangos obteve.


5. Marketing de Conteúdo


A produção de artigos com material rico e de interesse da persona do produtor é uma das melhores maneiras de atrair clientes. Isso porque você estará oferecendo informações valiosas que poderão ajudar a resolver problemas e/ou manter as pessoas informadas em um assunto que elas precisam ou queiram.


Com o uso adequado de palavras chave, você será encontrado com facilidade em sites de busca, e com o conteúdo interessante, conquistará a confiança dos leitores, que estarão mais próximos de se tornarem clientes.


6. Redes Sociais


E é claro que não podemos esquecer das redes sociais. Muitas pessoas podem achar que os trabalhadores do setor do agronegócio não são usuários de redes sociais: mas não poderiam estar mais enganados!


Tanto isso é um fato, que uma busca rápida na internet irá mostrar um número enorme de empresas de diversos ramos do agronegócio que estão investindo pesadamente em conteúdo para facebook e instagram!


Apostar em postagens criativas e informativas vai trazer para você um público engajado, e a visibilidade que seu negócio precisa para crescer cada vez mais.




Existem diversas estratégias de marketing que podem ser utilizadas por empresas que atuam no agronegócio. Tudo depende de analisar seu produto e/ou serviço, seus potenciais clientes e fazer um bom plano de mídia focado em gerar conteúdo relevante.

E se você precisar de auxílio, estamos aqui para conversar sobre isso! Fale com a gente!

Posts Relacionados