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Como criar uma Jornada de Compra com sucesso!

Como criar uma Jornada de Compra com sucesso!

postado por Renato Casteleti
08/03/2018
Como criar uma Jornada de Compra com sucesso!

O desenvolvimento tecnológico e o surgimento da internet colocaram um vasto mundo à disposição dos consumidores. Antes, cabia a TV ou ao rádio estimular os clientes a consumirem determinados produtos e serviços, hoje a realidade é outra. 

Com a internet à sua disposição, o cliente pode até receber estímulos dos meios de comunicação tradicional, mas antes de tomar a decisão de compra, ele pesquisa sobre o produto ou serviço em sites como Google, Yahoo e Bing, buscando conhecer não só o produto ou serviço, mas também o que dizem sobre ele. 

E caso o resultado de sua pesquisa demonstre pontos positivos em relação ao produto ou serviço, ele poderá comprar e logo após tirar foto do produto e postar nas redes sociais, retroalimentando esse sistema. 

Pode-se dizer que é basicamente assim que se inicia uma jornada de compra. Você sabe o que é uma jornada de compra e o que deve ser levado em consideração para fazer uma? Não? Então não deixe de ler este texto até o final.

O que é uma jornada de compra 

Ainda que muitos consumidores não saibam que passam por isso, a jornada de compra é o caminho que determinado consumidor percorre antes de efetuar a compra. É, em outras palavras, o modelo utilizado para definir todo o estágio de processo de compra. 

Entender as jornadas de compras de seus clientes é essencial para definir de forma rápida e eficiente os passos que poderão ajudar a conduzir uma estratégia de marketing digital para fisgá-los no momento certo, fornecendo conteúdos que os ajudarão a resolver os seus problemas e necessidades, em cada estágio que compõe a jornada de compra.  

Estágios que devem ser observados para criar uma jornada de compra com sucesso 

Partindo do ponto de vista de que você precisa conhecer muito bem a jornada de compra de seu cliente para poder desenvolver uma, atentar-se aos quatro estágios da etapa do processo de compra é fundamental.

1 - Estágio da consciência — Nessa etapa, o comprador não sabe muito bem que tem um problema. Aqui, você deve produzir conteúdo que despertem o interesse do potencial comprador por assuntos relacionados ao seu problema, de modo que faça ele perceber que ele possui um problema. 

2 - Estágio da consideração — Nessa etapa o consumidor reconhece que tem um problema, portanto ele irá fazer uma pesquisa tentando encontrar soluções. Nessa fase, é interessante que você produza conteúdos mais focados no problema do comprador, para que ele possa entender a sua natureza. 

3 - Estágio das alternativas — Nessa fase, o comprador já encontrou algumas possíveis soluções para resolver o seu problema e já inicia o processo de análise das alternativas. Aqui, deve-se ajudar o potencial comprador a descobrir e verificar o que ele precisa para resolver o seu problema. 

4 - Estágio de decisão de compra — Ciente das opções ao seu dispor, nessa etapa, o comprador escolhe a melhor para resolver definitivamente o seu problema. Aqui, é importante ressaltar os diferenciais competitivos do seu produto, através de conteúdos que possam chamar a atenção do potencial comprador.
 

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