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Tendências de marketing para 2018

Por Renato Casteleti

17 de Janeiro de 2018

//Marketing Acadêmico

Saber quais as tendências que podem ser decisivas para atingir o êxito do seu negócio é importante. Os profissionais que trabalham com marketing, principalmente, precisam tomar certas decisões para se destacar na companhia, além de realizar mudanças significativas. 

No atual mercado em que vivemos, o marketing é a alma do negócio, e a cada ano ele vem inovando. Ou seja, aquilo que era tendência no ano passado, hoje já não é mais. 

Neste artigo, nós listamos as 3 tendências de marketing para 2018 e explicamos por que elas são determinantes para a estratégia do seu negócio. 

1. Engajamento
 Atualmente, os empreendedores têm a missão de se relacionar melhor com seus consumidores, trabalhando melhor nas suas interações. 
Isso porque ficou claro que o cliente busca muito mais do que uma simples transação de aquisição/pagamento. Suas expectativas são altas, por isso ele almeja um bom atendimento e experiência positiva. Para isso, eles precisam ser atraídos pelo negócio. 
Desta forma, as empresas devem pensar em como atrair o consumidor e torná-lo um cliente fiel. Tal atração deve ser traduzida na capacidade de contar histórias (conceito e tendência da qual falaremos mais adiante), desenvolvendo assim, conexões emocionais e de longa duração. 
Este conceito contribui para o avanço competitivo da empresa, e por isso é uma das principais tendências de marketing para 2018. 


2. Propósito de marca
A responsabilidade social de uma empresa e o marketing de causa são determinações que fizeram os empreendedores refletir a respeito de suas principais atividades de marketing e de ações de cidadania empresarial. 
Hoje, estes dois conceitos mudaram para o entendimento do propósito de marca. Através desta mudança, a companhia é capaz de identificar uma missão ousada vinculando àquilo que se pode proporcionar no cotidiano. 
Com isso, também é possível mesclar os negócios e marcas de forma estratégica, de modo a desenvolver experiências direcionadas a transformar, de certo modo, o futuro melhor do que o presente. 
Em 2018, empreendedores depositarão o propósito de marca no núcleo do interesse e da estratégia, para assim usá-lo como um recurso capaz de impulsionar os públicos internos e externos. 
 

3. Storytelling
O consumidor de hoje não está em busca apenas da aquisição de um bem e/ou serviço. Ele deseja mais. Ele também quer adquirir experiências e comprar histórias que, através da criatividade e tecnologia, ganham vida. Sendo assim, esta é mais uma das tendências de marketing para 2018, visto que as histórias se tornaram nos últimos anos, uma das principais ferramentas estratégicas no mundo do empreendimento.
O cliente tem a necessidade de adquirir produtos/serviços de marcas nas quais ele acredite, além de se sentir parte da história. 
Portanto, a estratégia de mesclar criatividade e tecnologia para originar e apresentar histórias que criem laços duradouros com seus consumidores virá a ser utilizada por todos os empreendedores que investem no marketing do seu negócio. Afinal, mais do que estabelecer laços e criar certa forma de identificação com as histórias, o recurso também é uma forma de proporcionar mais poder à empresa, tornando-a mais visível e com maior autoridade em seu segmento. 

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