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Saiba transformar Leads em Prospects

Por Renato Casteleti

08 de Janeiro de 2018

//Marketing Acadêmico

Hoje existe uma competitividade acirrada dentro do mercado, fato esse que atinge todos os seus segmentos. Para ter sucesso na venda de produtos, é preciso investir em estratégias, conseguindo transformar leads em prospects. Nesse sentido, a ideia é fazer com que as pessoas que tenham um contato maior com a empresa se tornem clientes.

Para auxiliar nesse planejamento, apresentamos algumas dicas que ajudarão a alavancar suas vendas por meio de estratégias de marketing.

Pesquise sua persona


Muitas empresas conseguem atrair pessoas para acessarem seu site, blog e redes sociais por meio de uma estratégia efetiva de marketing. Porém, muitas delas que acessam as páginas têm interesse apenas pelos assuntos que são abordados, não gerando lucro para a organização, pois não possuem a intensão de se tornarem clientes.

Para que os contatos conquistados se tornem contratos firmados, primeiramente é preciso conhecer a fundo sobre a persona que acessa os veículos digitais da sua empresa. O conceito de persona é mais aprofundado do que o de público-alvo. Pesquisar sobre a persona é saber com quem a empresa está falando, seu estilo de vida, o que gosta de fazer, sua profissão, suas expectativas de futuro, entre outros.

Identificar a persona faz parte do ciclo de vendas de uma organização, e é uma das principais ações a ser tomada para transformar leads em prospects.

Por meio dos primeiros contatos, é possível adquirir informações gerais sobre o possível cliente para depois saber de suas necessidades. Após estudos com a equipe de projetos e de marketing, é essencial elaborar uma solução para o problema dessa persona e, dessa forma, apresentar a proposta para o possível comprador. O resultado da negociação vai depender do planejamento que foi feito para conquistar e fidelizar o consumidor.

Utilize o Inbound Marketing para transformar leads em prospects


Outra forma de fazer com que os contatos se tornem fiéis consumidores, é utilizar as estratégias de Inbound Marketing. Esse termo denomina o tipo de marketing “direcionado para dentro”, o qual tem como objetivo produzir conteúdo útil às pessoas que acessam as mídias digitais da empresa, para que ela seja referência na resolução de problemas e no atendimento de suas necessidades.

É importante salientar que as ações as ações feitas através de Inbound Marketing se baseiam em quatro etapas:

  • Atrair tráfego;
  • Converter;
  • Fechar;
  • Encantar os clientes.


Com uma estratégia de Inbound Marketing, um produto ou serviço ao possível consumidor não são oferecidos, mas sim faz com que seja conquistado através de conteúdos relevantes disponibilizados em seu site ou blog, para que ele encontre uma possibilidade de resolução de seus problemas. Depois do convencimento, vem a proposta e uma possível negociação.
 

Esteja sempre disponível


É difícil encontrar alguém que nunca teve uma experiência negativa ao entrar em contato com uma empresa e não ser prontamente atendido. A falta de disponibilidade ao possível cliente é uma grande falha para quem deseja transformar os contatos em verdadeiros consumidores.

O atual modelo tecnológico pede agilidade nas ações, e isso também reflete na qualidade do atendimento. Dessa forma, quanto mais rápido for o retorno a um contato realizado, maiores são as possibilidades de convertê-lo em um comprador.

Por essa razão, é imprescindível estar atento às mensagens e ligações via celular, caixa de entrada de e-mail, redes sociais e sistema de formulário de contato. As solicitações devem ser retornadas da forma mais rápido possível, para que a pessoa tenha o mínimo de confiança nos serviços já no primeiro contato.

Transformar leads em prospects é uma tarefa que exige muita dedicação, estudo e planejamento, para desenvolver a melhor estratégia possível de acordo com cada organização. O mercado é competitivo, e sai na frente quem sabe utilizar os planos estratégicos a seu favor.

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