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É possível aplicar o Inbound Marketing no Agronegócio?

postado por Luciana Teixeira
27/08/2018
É possível aplicar o Inbound Marketing no Agronegócio?

Como outros setores, o agronegócio também tem investido esforços e tempo para ampliar sua atenção no meio digital. Isso se deve ao aumento imensurável do uso das redes sociais e sites para a busca de produtos e serviços, através de dispositivos mobile e computadores.  Com isso, a internet se tornou uma aliada das empresas no momento de atrair e fidelizar clientes, e o Inbound Marketing é a estratégia mais eficaz para esse, entre outros mercados.

 

Diferentemente de como acontecia antes, quando os vendedores precisavam abordar seus clientes para vender um produto, deixando nítida que a sua intenção de contato era meramente comercial, com o Inbound Marketing são os clientes que encontram a empresa por conta do conteúdo que ela produz e que os interessa.

 

Conteúdo como trunfo

 

Para isso, é preciso investir em conteúdos de qualidade voltados para a linguagem e necessidade da persona do negócio, espalhados nas páginas das redes sociais, sites e blogs da empresa. Com isso, se aguça a curiosidade e interesse dos internautas pela sua marca, para aí, então, atraí-los para perto.

Agora, são os clientes que procuram a empresa, percorrendo o caminho contrário ao tradicional. Esse novo modelo de negócio une o setor de marketing ao de vendas. Veja como:

 

Inbound Marketing na prática

 

Tudo começa com o setor de marketing digital, que irá realizar estudos sobre o público que será atingido com os conteúdos da sua marca e que correspondem à identidade do produto. A definição da persona é o primeiro passo para isso. Assim, é possível definir qual é o perfil do comprador potencial do seu produto, a fim de melhorar o direcionamento do conteúdo e da abordagem.

 

Após isso, são produzidos os conteúdos otimizados para atingir esse público e atrair os famosos leads, que são os contatos que chegam até sua página (oportunidades de negócio), através de conteúdos postados em blogs, vídeos, e-books, e-mail marketing, redes sociais, entre outras estratégias.

 

Depois disso, tais leads colhidos serão segmentados e filtrados para que se saiba quais realmente têm potencial para serem convertidos em vendas e negócio realizados, e repassados para o setor de vendas colocar em prática o Inbound Sales para fechar negócio.

 

 

Inbound Marketing no Agronegócio

 

Como já mencionado, o Inbound Marketing se utiliza de conteúdos relevantes para atrair leads e convertê-los em negócio. No setor de agronegócio, também será através deles que se chegará aos seus clientes. O objetivo é que esse público enxergue sua marca como referência, conquistando assim, a sua confiança. Através das estratégias de conteúdo do Inbound, a empresa atingirá as pessoas certas, que realmente tem chances de se tornar clientes.

 

Publicar textos referentes ao seu segmento, com depoimentos do gestor ou dono da empresa, seja em formato de texto ou vídeo, traz muito mais credibilidade e a marca se torna uma autoridade no assunto, agregando muito mais valor. Por exemplo: uma empresa que comercializa alimentos como o milho, e que publica textos falando sobre a atualização de mercado, dicas de consumo, receitas, sobre a produção em si etc. Quem ler seus textos e gostar, provavelmente irá procurar pelo seu produto nas prateleiras do mercado.

 

Além disso, em comparação com outros métodos de divulgação, como o Outbound Marketing, que é aquele marketing de interrupção, como anúncios em TV, por exemplo, o Inbound tem um retorno financeiro muito mais positivo. O investimento na equipe, nos equipamentos e na produção é baixo, e o retorno do investimento (ROI) é muito mais rápido e eficaz, visto que a internet é a maior rede de comunicação atual.

 

 

Então, sim, não só é possível utilizar o Inbound Marketing no Agronegócio, como é necessário. Se seu negócio ainda não utiliza essa estratégia em seu site e redes sociais, você está ficando para trás. Converse com a gente para saber como começar!

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