Carregando página Daksa Digital Strategy
60% Complete (warning)

BLOG

5 Maneiras de criar o melhor conteúdo para engajar o seu leitor

postado por Luciana Teixeira
17/08/2018
5 Maneiras de criar o melhor conteúdo para engajar o seu leitor

O Marketing de Conteúdo tornou-se uma das principais estratégias de boa parte das empresas. Um conteúdo de sucesso é capaz não só de engajar novos leitores, como também novos clientes para o seu negócio. Mas para isso, os materiais devem ser originais e informativos.

 

Além da produção de conteúdo não ser uma tarefa simples, é necessário ter uma visão daquilo que a internet (leia-se concorrência) oferece, para poder compreender de que maneira desenvolver materiais diferenciados e assim se destacar.

 

O melhor conteúdo envolve uma série de pilares, que vão desde o conhecimento da persona a formatos diferenciados. Ficou curioso? Então continue fazendo a leitura deste artigo e descubra 5 maneiras de criar o melhor conteúdo para engajar o seu leitor.

 

1. Saiba quem é a sua persona

 

O primeiro passo para criar o melhor conteúdo para engajar o seu leitor é saber com quem está falando. Somente após compreender o público que consome sua produção, será possível planejá-lo. Isso porque, um texto voltado para um público de 40 anos não deve ser escrito da mesma maneira que é escrito para o público com faixa etária de 20 anos, por exemplo.

 

Para identificar sua persona, é fundamental responder às seguintes questões:

- Qual a faixa etária do meu público?

- Do que eles gostam?

- Quais são suas dores?

- Como posso ajudar a resolvê-las?

- Quais os melhores canais de comunicação para divulgar meu conteúdo?

Respondidas estas questões, suas produções serão mais assertivas, atingindo o público específico.

 

2. Faça uso de uma linguagem leve

 

Ao produzir textos que serão divulgados na internet, é fundamental que eles sejam leves. Diferentemente de outros veículos de comunicação, como um jornal impresso, por exemplo, a web é um ambiente dinâmico e levemente informal. Além disso, as pessoas estão em busca de informações rápidas e simples, em outras palavras: Imediatismo.

 

Portanto, se o seu conteúdo possuir muitos termos rebuscados e alguns vícios de linguagem, o texto ficará menos compreensível. É importante ter em mente que o seu conteúdo atingirá tanto pessoas com formação de nível superior a pessoas mais leigas.

 

 

3. Mostre dados relevantes

 

Para que o seu conteúdo tenha engajamento, o leitor precisa se identificar com ele. Uma das maneiras de gerar este engajamento é fazendo a inserção de dados relevantes como pesquisas em seus artigos.

 

Assim, você passará segurança ao leitor, mostrando que tem autoridade no assunto. Além dos dados, também é crucial ter conhecimento sobre aquilo que você está escrevendo, fazendo uso de fontes seguras que reforcem o seu discurso.

 

4. Teste formatos variados

 

Assim como o assunto de um texto pode aguçar a curiosidade do leitor, o formato também pode. Formatos como infográfico, vídeo e quizz são algumas das opções que fogem do modelo convencional de post, e fazem bastante sucesso entre os internautas, já que são mais dinâmicos e interativos. O que também tem funcionado é, fazer uso de GIFs nos textos, ao invés de imagens comuns.

 

5. Faça uso de CTAs

 

A produção de bons conteúdos integra a estratégia de Inbound Marketing. Por isso, quando colocá-la em prática, as empresas têm objetivos: Elevar o engajamento, gerar leads, entre outros. 

 

O material desenvolvido será o encarregado por atrair o leitor a uma determinada ação que possua relação com sua meta. Para isso, é importante que você deixe claro o que você espera que o visitante faça depois de fazer a leitura do seu texto.

 

Esta estratégia chama-se CTA (sigla para “Call To Action”), que nada mais são do que chamadas que farão o internauta tomar uma ação. É válido esclarecer que a CTA não precisa obrigatoriamente estar presente somente no final dos textos. Eles podem ser incluídos no meio ou até mesmo no início do conteúdo.

 

 

Estas são as 5 maneiras de criar o melhor conteúdo para engajar o seu leitor. Gostou do post? Compartilhe!

Posts Relacionados