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Como o Design Gráfico se aplica no Marketing de Conteúdo?

postado por Luciana Teixeira
13/08/2018
Como o Design Gráfico se aplica no Marketing de Conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que a cada dia cresce mais e se consolida no mercado, sendo utilizada por empresas e marcas de diversos portes.

Um bom Design Gráfico é fundamental para que os objetivos dos esforços do Marketing de Conteúdo possam ter resultado, e é desta relação de esforços que iremos tratar neste texto.

Confira!

 

O conceito de Design

 

Chamado antigamente de “Desenho Industrial”, o Design envolve uma série de elementos sensoriais - toque, visão, entre outros - para que se possa solucionar um problema ou aprimorar uma experiência. Tudo isso é feito através de planejamento, por isso, o Design consiste da criação de projetos para solucionar demandas.

 

Isso se aplica em quase tudo: na forma como é escrito um texto em um papel ou em uma tela, na disposição de imagens em uma superfície, nas medidas de um cômodo, na sensação de uma peça decorativa, no formato de um móvel ou instrumento de trabalho, há Design em tudo isso.

 

O Design no Marketing de Conteúdo

 

Quando falamos em Marketing de Conteúdo, estamos tratando de um conjunto de técnicas que consistem em oferecer conteúdo de qualidade, relevância e interesse para um público-alvo, a fim de educar o mercado, criar credibilidade ou até mesmo conseguir vendas através do contato do cliente com os posts e conteúdos oferecidos.

 

Ficam claros, portanto, os objetivos que o design precisa seguir: possibilitar clareza no conteúdo, distribuí-lo de forma lógica pela página e, se possível, induzir o cliente que consome o post a redirecionar para um site em que ele possa fechar negócio, ou deixar seus dados para que um vendedor entre em contato.

 

Primeiramente, o post precisa atrair o leitor pela forma, e depois pelo conteúdo. Um cliente não fica em uma página da internet que seja difícil de ler ou que a lógica dos elementos (textos, fotos, vídeos, etc) não siga uma lógica plausível.

Depois, o Designer responsável espalha de forma estratégica elementos (links, botões ou chamadas de ação) que irão redirecionar o leitor para outra página, seja ela de conteúdo, ou de vendas.

 

 

Elementos do Design no Marketing

 

Para além das finalidades gerais do Design Gráfico no Marketing de Conteúdo, há os elementos que interagem diretamente na performance destas estratégias junto ao público. São eles:

 

Identidade: É importante que o Design Gráfico do Marketing de Conteúdo da empresa esteja 100% alinhado com a marca e a identidade daquele negócio. Isso ajuda a consolidar esta imagem no imaginário do público, construindo uma marca mais sólida e comercializável.

 

Elementos textuais: São as fontes, suas famílias e tamanhos. Negrito, itálico, sublinhado. Várias formas de expressar as palavras de forma lógica e agradável aos olhos.

 

Elementos gráficos de organização:  Fios e boxes são elementos visuais que ajudam o leitor a se situar dentro de um conteúdo, diferenciando diferentes partes da página.

 

Mídia para o leitor:  Vídeos, fotos, ilustrações, gráficos e tabelas são elementos que melhoram a visualização do leitor, mas devem ser utilizados de forma racional e planejada.

 

 

Não se esqueça: o conteúdo do seu site pode ser incrível, mas para conseguir o engajamento desejado com o seu público você precisa de um profissional, um bom designer, para um projeto com visual correto e atraente.

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