Carregando página Daksa Digital Strategy
60% Complete (warning)

BLOG

8 Maneiras infalíveis de se manter focado e concentrado no trabalho.

postado por Renato Casteleti
13/07/2018
8 Maneiras infalíveis de se manter focado e concentrado no trabalho.

Precisamos concordar que manter o foco no trabalho hoje, com redes sociais e tantos atrativos na internet, pode ser um pouco complicado. Também é necessário lidar com um amontoado de informações que não param de chegar e a necessidade de cumprir diversas tarefas ao mesmo tempo, o que pode sobrecarregar e dispersar a mente.

 

Permanecer focado é um desafio, mas pode ser vencido! Listamos 8 maneiras infalíveis de se manter concentrado no trabalho extraindo ao máximo seus potenciais. Vamos lá?

 

 

1. Organize o ambiente de trabalho

 

Um dos grandes vilões da produtividade é um local de trabalho desorganizado, onde se perde tempo (e paciência) para encontrar desde canetas até relatórios a serem apresentados. Por isso, para eficiência comprovada no trabalho, organize sua mesa e deixe tudo no local certo, permitindo que você possa focar no que é primordial do seu ofício.

 

2. Esqueça as redes sociais

 

Outro grande empecilho da concentração e foco no trabalho são as redes sociais. Para ter resultados efetivos, deixe para ver as atualizações do Facebook e Instagram ou conversar com os amigos no WhatsApp quando estiver fora do ambiente de trabalho. Caso você trabalhe com as redes sociais, utilize de celulares e/ou perfis exclusivos para a função que exerce.

 

3. Priorize as tarefas

 

Outra maneira de se manter focado e concentrado é dividir as tarefas de acordo com a prioridade. Esqueça aquele método de tentar fazer tudo ao mesmo tempo: termine as que demandam mais tempo e capacidade, intercalando com tarefas de menor dificuldade, impedindo a entrega de trabalhos com baixa qualidade.

 

 

4. Estabeleça intervalos

 

É fato: nosso cérebro tem um limite de foco e concentração. Desta forma, a cada duas horas estabeleça intervalos entre 15 e 25 minutos. Neste tempo saia da frente do computador ou do seu ambiente de trabalho. Tome um café, coma um biscoito, converse com os colegas. A dica infalível, aqui, é se desligar momentaneamente para recuperar o foco e a concentração na volta.

 

5. Conheça o seu ritmo

 

Um dos segredos da produtividade é conhecer quais são nossos potenciais – e o que nos impede de ser mais produtivos. Assim, entender o ritmo de trabalho e definir um planejamento único é uma das principais formas de se manter focado e concentrado no trabalho. Se conhecer é eliminar as barreiras da distração e potencializar as qualidades do próprio ofício.

 

6. Liste o que precisa ser feito

 

Outro ponto primordial é ter uma lista – seja no papel, planilha ou um aplicativo de gestão de tempo – que discrimine todas as funções, de forma hierárquica e resumida para que você possa focar em apenas uma ordem (como dito no terceiro item). Listar seus trabalhos também é importante para cumprir os prazos da melhor forma possível.

 

 

7. Peça ajuda

 

Muitas pessoas perdem a concentração ao ‘travarem’ em determinadas etapas ou não entenderem o que precisam fazer. Esqueça disso: o aliado da produtividade são as ações conjuntas e pedir ajuda para colegas do trabalho pode contribuir para pular várias etapas e, assim, entregar o projeto da melhor forma.

 

8. Qualidade de vida

 

Por fim, listamos algo que deve ser um comportamento em todas as esferas do seu cotidiano: priorizar a qualidade de vida. Somos propensos ao foco e concentração quando nos alimentamos bem, bebemos muito líquido e praticamos exercícios físicos. Faça e comprove: qualidade de vida é sinal de produtividade no trabalho, bom relacionamento com os colegas e destaque na sua área de atuação.

 

O que achou das dicas? Agora não tem mais desculpa, pode voltar ao trabalho!

 

>

Posts Relacionados