
Quando a ideia de ouvir música gratuitamente pela internet surgiu, ela aterrorizava artistas e grandes gravadoras. Mas hoje, com serviços de streaming como o Spotify, todos que preferem ouvir música com segurança e praticidade tendem a escolher essa opção.
O Spotify já conta com mais de 140 milhões de usuários! O serviço em si já é eficiente, mas, para atrair tantos clientes o serviço foi além, usando o marketing para mudar a opinião de tantos. Então, o que de suas práticas de marketing digital podemos aprender?
1. Mantenha seu discurso alinhado e coerente em todos os canais.
A primeira lição de um bom Marketing é definir com clareza a sua área de atuação. Defina quem é a sua empresa para alinhar o seu discurso em todos os canais no qual for marcar presença. Por exemplo, o Spotify bate de frente com serviços totalmente pagos como a Apple e Amazon. A principal diferença é que o Spotify é totalmente dedicado à música.
Veja como a ideia de “música para todos” é trabalhada em todas as páginas do Spotify. Procure no aplicativo, na homepage ou na página de login do serviço. Você vai confirmar a coerência da estratégia apresentada.
Além disso, o Spotify oferece a modalidade Premium, mas é possível também desfrutar das músicas presentes na plataforma gratuitamente. Mais um reforço para o posicionamento do serviço!
2. Conheça seu público-alvo.
Para chegar a tantas pessoas não basta que o Spotify seja inteiramente dedicado à música. Em qualquer empresa, é necessário saber com quem se está falando.
Então, o serviço se adéqua ao seu público, que é em maioria jovem. No Brasil pelo menos 70% dos usuários tem entre 15 e 24 anos de idade. Este é um grupo que responde muito bem às referências da cultura pop, por exemplo. O storytelling, que de forma geral tem mostrado um bom apelo no marketing atual, também é uma estratégia para este público. E o Spotify sabe disto!
Conhecendo a sua persona e o contexto em que ela vive, a plataforma pode investir em campanhas assertivas, como fazer referência à estreia de filmes e séries de sucesso entre o público-alvo.
Da mesma forma, playlists oficiais e temáticas são lançadas para complementar a campanha. Quando você conhece seu público-alvo, essas pessoas se identificam com comunicação da sua marca.
3. Utilize muito bem os seus dados.
Hoje é muito mais fácil levantar e acompanhar os dados dos seus clientes. Com o Spotify isto não muda. A diferença é que o serviço não usa este recurso de forma óbvia.
A criatividade está presente em se aproveitar o levantamento de hábitos dos usuários para criar campanhas publicitárias bem-humoradas. Brincando, por exemplo, com aquelas pessoas que ouvem repetidas vezes a mesma música.
Esta campanha tem potencial e funciona justamente por lidar com as experiências individuais.
4. Desenvolva conteúdo personalizado e exclusivo.
O Spotify investe em conteúdo personalizado e exclusivo para oferecer uma experiência a cada usuário.
Um exemplo disso é a playlist semanal “discover weekly”. Ela se modifica toda semana e é inteiramente baseada no gosto musical do usuário. O recurso funcionou tão bem, que só desta playlist a plataforma recebeu um tráfego de 5 bilhões de streamings.
Outras iniciativas neste sentido são as playlists de mais tocadas durante o ano. Todas geradas de forma individualizada.
5. Dê voz a sua persona.
O conteúdo gerado pelo próprio usuário é uma tendência crescente no marketing digital. Nos Estados Unidos os números de conteúdo vindos desta fonte já correspondem à 38%.
Dar voz à sua persona estimula a identificação entre os usuários e isto é uma das chaves para criar engajamento. O Spotify investe em publicação no Facebook com divulgação de conteúdo criado pelas pessoas que usam o serviço.
Ter a sua persona não só como cliente, mas também como aliado, faz toda a diferença!
Agora você sabe que o Spotify não é só um bom local para ouvir as suas músicas favoritas. O serviço de streaming é também um caso de sucesso em termos de estratégias de Marketing. Comece entendendo a identidade da sua marca e reforce isso através de mensagens nos canais em que você está presente. Preste atenção à sua persona para que seu conteúdo se torne mais personalizado e exclusivo.
Seja criativo na utilização de dados e experimente dar voz à sua audiência. O Spotify revolucionou o consumo moderno de música. E você, qual área pretende transformar com a sua ação? Planeje e sonhe alto!