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Como você se comunica com os seus clientes

postado por Renato Casteleti
30/05/2018
Como você se comunica com os seus clientes

Uma boa comunicação com o cliente é o ponto chave para o sucesso. Com o mundo digital, a comunicação ficou cada vez mais fácil, constante, mas não significa que a qualidade tenha melhorado. Com a correria do dia-a-dia, se não houver planejamento, o ano vai passar e você não fez nada para reter ou captar novos clientes e nem realizou ações de marketing para divulgar produto e marca.

Comunicação é o pilar principal para um bom relacionamento e uma negociação com cliente 80% do tempo é relacionamento, viu só a importância que a comunicação tem na relação com seus clientes?

A comunicação tornou-se bilateral com as redes sociais e espaços públicos que os seus clientes podem falar com você. Antes, apenas as marcas falavam, o cliente ouvia e se quisesse expor publicamente o que pensava, era praticamente impossível, pois não havia canais de fácil acesso para isso. Hoje, com redes sociais, páginas de empresas na internet, o cliente tem lugar para falar de volta com a empresa. E isso é muito bom, quando a empresa presta um bom serviço ou tem um bom produto.

Outro fator positivo sobre essa comunicação bilateral é que fica mais fácil a empresa coletar feedbacks de seus clientes sobre como algum produto, serviço e até marca são vistos aos olhos dele. E as empresas “farsas”, ou seja, que vendem algo que não entregam, tendem a perder a máscara mais facilmente, pois o cliente insatisfeito vai sim para as redes e expõe o descontentamento.

As automações de marketing são outra forma bastante eficaz de comunicação com o cliente, onde você pode conhecer melhor cada persona da sua marca e conversar com elas da forma mais adequada possível. Essa ferramenta é muito utilizada para reter ou captar novos clientes. O que você tem feito para isso? É importante você planejar uma régua de comunicação com seu cliente a cada ação de marketing que realizar ou a cada etapa importante de compra do seu cliente. 

Para se comunicar bem, sempre temos que saber com quem estamos falando, por isso, o primeiro passo do seu planejamento de comunicação é conhecer as personas do seu negócio, saber onde mora, qual é a faixa etária, renda, escolaridade, hobbies, problemas. Tudo que compramos hoje em dia é para resolver algum problema, por isso, descobrir qual é o problema da sua persona é de extrema importância para que você consiga oferecer a solução adequada para cada um.

As ações de marketing devem passar por todas as etapas do funil de venda, levando o seu cliente para o fundo do funil, onde ele vira cliente. Depois disso, você precisa trabalhar esse cliente para que ele se torne um cliente ativo regularmente. Após isso, vem a etapa mais desafiadora, tornar seu cliente fiel e embaixador da marca, aquele que assina embaixo, que indica, que vai às redes para falar bem da sua marca, produto ou serviço que você oferece.

E então, como você considera a comunicação entre o seu negócio e seu cliente? Está mais do que na hora de você saber o que fazer e como fazer uma comunicação eficaz e efetiva. Conte sempre com o nosso time de especialistas para ajudar o seu negócio a crescer!
 

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