Carregando página Daksa Digital Strategy

Inbound marketing x Outbound marketing

postado por Renato Casteleti
06/02/2018
Inbound marketing x Outbound marketing

Um dos segmentos do marketing digital que mais gera debates ultimamente é o Inbound Marketing. Apesar de apresentar excelentes resultados para quem investe nele, o Inbound ainda não é conhecido como deveria. Muitas pessoas até sabem do que se trata, mas não conseguem “ligar” o nome ao conceito. E, para elas, tudo fica mais confuso quando opõem o Inbound ao Outbound Marketing. Nesse artigo iremos caracterizar esses dois segmentos do marketing digital e mostrar como aplicar o Inbound.

Outbound marketing

No marketing tradicional, normalmente as empresas precisam investir em mídia paga. A característica fundamental desse tipo de propaganda é a interrupção. Por exemplo: se você está vendo seu programa favorito, para a publicidade aparecer na televisão é preciso que entre um intervalo. O mesmo acontece com anúncios em revistas, por exemplo. Você está lendo uma reportagem e de repente descobre que tem uma propaganda de duas páginas entre o início e o final da matéria.

Essa característica define o que chamamos de Outbound Marketing. Não há dúvidas que durante muito tempo os profissionais envolvidos no processo acreditaram que essa é a forma mais lucrativa quando o assunto é publicidade. No entanto, o que parecia impossível aconteceu: uma nova forma, mais barata e mais eficiente surgiu.

Inbound Marketing

Com o surgimento das mídias digitais, tudo mudou. Hoje os veículos tradicionais, como rádio, jornal e TV, não possuem hegemonia nos meios de comunicação. Todos nós passamos a ser geradores de conteúdo. Dessa forma, a gama de ofertas é muito maior. Se antes não tínhamos escolha no que diz respeito à propaganda, já que éramos bombardeados pelos mais variados produtos, hoje podemos ir direto ao que nos interessa.

O fundamento, portanto, do inbound marketing está na multiplicidade de informações. As marcas podem direcionar o marketing para o público correto através da divulgação de conteúdo específico nas redes sociais. O objetivo é tornarem-se admiráveis aos olhos do público, uma vez que na internet a força do “boca a boca” é muito maior do que qualquer coisa.

A tática é muito inteligente, já que você pode passar o maior número de informações para o consumidor, a fim de tornar a venda mais fácil. As marcas têm agora muito mais recursos para convencer seu público. Além disso, podem oferecer gratuitamente um conteúdo rico, com as informações que lhe interessam.

Os 4 pilares do Inbound Marketing

No Inbound Marketing tudo se trata de oferecer o conteúdo certo, para as pessoas certas na hora certa. Para aplicar o método e lucrar com isso, podemos nos basear nos chamados 4 pilares:

1. Geração de tráfego.
2. Geração de leads.
3. Conversão.
4. Análise e mensuração.

A geração de tráfego acontece através da divulgação de um conteúdo atrativo, que chame a atenção do seu público-alvo. A partir disso, você cria etapas no seu site para a geração de leads, isto é, o contato dos potenciais clientes. Em seguida, as táticas se concentrarão em converter eles em clientes. Por último, utiliza-se ferramentas para analisar e mensurar os resultados, para, assim, recomeçar o processo de uma maneira ainda mais eficiente.

Posts Relacionados