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Como o seu time de marketing pode trabalhar em conjunto com uma agência e conseguir resultados ainda maiores

postado por Renato Casteleti
22/01/2018
Como o seu time de marketing pode trabalhar em conjunto com uma agência e conseguir resultados ainda maiores

Há alguns anos atrás as empresas não se preocupavam muito ou não entendiam a importância do marketing para seu negócio. Quando aparecia uma dificuldade financeira e precisava reduzir os gastos, o primeiro setor que era cortado era o de Marketing e Comunicação.

Porém, nos dias de hoje a grande maioria das empresas sabe o quanto é importante ter uma área de Comunicação e Marketing em seu negócio, seja com um time dentro da própria empresa ou contratando uma agência terceira. Ou até mesmo com os dois. Sim, você pode trabalhar com os dois de forma que um complemente o outro.

Neste artigo iremos mostrar como o time de marketing da sua empresa pode trabalhar em conjunto com uma agência e alavancar ainda mais o seu negócio.

Como funciona o trabalho entre o setor de marketing de uma empresa e uma agência de publicidade?

Dentro de uma agência de publicidade existem vários setores, que podem variar de acordo com o porte da agência. Os principais setores são: atendimento, planejamento, criação, redação e produção. Não entraremos em detalhes sobre a função de cada uma dessas áreas, mas é fundamental que a agência possua um fluxo de trabalho nesse sentido.

Quando uma empresa contrata uma agência de publicidade para prestar serviços, a empresa precisa enviar a demanda de trabalho para a agência, que por sua vez vai criar a campanha ou o material a pedido do cliente. O responsável por intermediar esse contato entre a agência de publicidade e o cliente é o setor de Comunicação e Marketing da empresa.

As funções de cada um

A agência de publicidade tem por função criar a campanha para apresentar o produto ou serviço ao mercado, agregando valor à marca da empresa e atraindo os clientes.

Já o setor de marketing é o responsável pela venda de fato. Com o material da agência em mãos, os profissionais de Comunicação e Marketing devem planejar como será o processo até a conclusão da venda para o cliente final. Também é função desses profissionais, as campanhas de comunicação interna da empresa, que precisam estar de acordo com as campanhas externas.

Além disso, é fundamental que a área de marketing também esteja alinhada e sempre trabalhando em conjunto com a equipe de vendas, pois um é responsável por complementar o trabalho do outro. Afinal, se não houver uma boa campanha de marketing, a venda não será concluída e, por sua vez, o setor de vendas precisa manter o marketing informado sobre as demandas dos clientes.

Em suma, o trabalho das agências de publicidade é produzir e fornecer ao setor de marketing todo o material que será usado na campanha da empresa. E o marketing deve planejar como a campanha será conduzida até resultar na conversão dos clientes, impactando diretamente no número das vendas.

Portanto, é altamente recomendado que uma empresa aposte nessas áreas e na contratação de uma empresa de publicidade terceira para complementar o trabalho do marketing e, consequentemente, alavancar suas vendas e seus resultados.

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