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Gatilhos mentais matadores! Use sem limites e atraia visitantes

postado por Renato Casteleti
20/01/2018
Gatilhos mentais matadores! Use sem limites e atraia visitantes

Você sabe o que são Gatilhos Mentais? Estas são técnicas bastante sutis de convencimento e persuasão que usam frases e argumentos especialmente designados para ativar áreas do cérebro que incentivam a interação e a adesão a algo. Se estamos falando de vendas, os gatilhos mentais são utilizados diariamente por diversos agentes para promover mais vendas e deixar os consumidores mais propensos a fechar uma compra.

Quer saber como você pode usar os gatilhos mentais para atrair mais visitantes ao seu site? Então acompanhe este artigo que desenvolvemos especialmente para você.

Antes mesmo de pensar sobre os gatilhos mentais em si, é muito importante também considerar o processo de compra na cabeça de um possível cliente. Basicamente, existem três estágios: o de consciência, o de consideração e o de decisão.

Para resumir

Estágio de consciência: o cliente está tomando conhecimento de uma dor, ou uma necessidade.

Estágio de consideração: o cliente está avaliando as opções que podem sanar esta dor de forma mais eficiente.

Estágio de decisão: o cliente está efetivamente decidindo pela compra de um ou outro produto/serviço.

Entender estes processos é importante para saber qual gatilho mental se torna mais adequado para cada momento de compra no psicológico de seu cliente, uma vez que estes gatilhos atacam exatamente o intelecto.

Gatilho de escassez

Este é um gatilho que tem relações diretas com os três momentos de compra, especialmente, o de decisão. Uma pessoa tende a dar mais valor para um objeto se ele for raro. Portanto, se o seu cliente está considerando comprar de sua empresa, uma mensagem como ‘últimas unidades’ ou algo do tipo irá aumentar as suas chances de negócio.

O gatilho de urgência tem um funcionamento parecido com o da escassez, entretanto, ele age cronologicamente. Se você está oferecendo um desconto APENAS ATÉ AMANHÃ, isso poderá auxiliar o seu consumidor a comprar o produto ou serviço ainda hoje.

Gatilho de autoridade

Esta estratégia está diretamente ligada ao inbound marketing de sua empresa e, portanto, ao número de visitas que seu site terá. A sua marca precisa demonstrar ser autoridade no setor em que atua. Esta autoridade impõe respeito e mais propensão a vendas, pois os clientes acreditam que o seu negócio pode oferecer as melhores soluções, uma vez que é especializado no que vende.

Gatilho da reciprocidade

Oferecer coisas gratuitamente é uma maneira de captar públicos. Ora, se você oferece materiais de forma gratuita para seu público, ele compreenderá esta forma de “generosidade” e terá a tendência de construir empatia em relação à sua marca, com uma maior propensão de, por reciprocidade da gentileza, fechar negócios. Mas esta reciprocidade precisa ser espontânea: nada de “forçar a amizade” com o seu público.

Prova Social

As pessoas têm a tendência de acompanhar outras em relação a quase todas as ações. Não à toa, uma das desculpas que dávamos a nossos pais quando fazíamos algo de errado era “todo mundo está fazendo”. Se o seu negócio mostra popularidade com muitas pessoas, a tendência é que ainda mais gente acompanhe o fluxo. Nesses casos, as redes sociais são elementos indispensáveis de adesão. Um número alto de likes oferece credibilidade à sua página e atrai mais visitas.

Se você quer saber mais sobre persuasão e vendas, leia mais de nossos conteúdos!

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