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Você precisa aplicar o Endomarketing agora em sua empresa!

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postado por Luciana Teixeira
13/03/2020
Você precisa aplicar o Endomarketing agora em sua empresa!

Embora o Marketing seja um assunto amplamente disseminado nas organizações, existem diversas esferas nas quais as suas estratégias podem ser empregadas.

Existe uma vertente que chamamos de Endomarketing, que se concentra em um público diferente.

Estamos falando do que a empresa tem a oferecer para atender as necessidades de sua equipe da melhor forma possível.

Se você deseja conhecer mais sobre o assunto e as vantagens de sua aplicação, continue com a leitura!

 

O que é Endomarketing?

Engajar uma equipe pode ser tão desafiador quanto criar estratégias para o lançamento de um produto no mercado. Isso quer dizer que o ambiente interno deve ficar em segundo lugar? De forma alguma!

O Endomarketing atua para desenvolver e implementar ações que promovam a criação de um ambiente de trabalho saudável, com base na cultura organizacional e integração entre departamentos.

Como resultado, é possível disseminar um senso de valorização entre os funcionários que serve para impulsionar o crescimento da sua empresa.

Afinal, profissionais satisfeitos são mais produtivos e comprometidos com os resultados de onde trabalham.

 



Endomarketing x Comunicação Interna

Em um primeiro momento, os dois termos podem parecer sinônimos, mas com uma observação cuidadosa, é possível identificar que a Comunicação Interna faz parte das táticas de Endomarketing.

O principal objetivo da Comunicação Interna é garantir a transmissão de informações de forma transparente.

Assim, a equipe está ciente de acontecimentos importantes, pode participar da tomada de decisões e está atualizada sobre objetivos e metas.

Afinal, se você quer que sua equipe seja proativa, ela precisa ter ciência do que está havendo para agir de acordo. 


Quais são as vantagens do Endomarketing?

A implementação de estratégias de Endomarketing é um catalisador importante, que busca transformar a empresa de dentro para fora.

Veja as principais vantagens:


Conquista e retenção de talentos valiosos

A fidelização não existe somente sob o ponto de vista da comercialização de produtos.

As pessoas também precisam receber incentivos para continuar trabalhando de forma produtiva, vestindo a camisa da sua empresa.  

Esse objetivo pode ser conquistado por meio:

• da cultura organizacional;

• do reconhecimento de profissional;

• do ambiente que incentiva a cooperação;

• do potencial para o crescimento na carreira.

Assim, a organização se torna mais atrativa para os profissionais no mercado que se identificam com os valores e têm interesse em ingressar na equipe.




Criação de uma política de valorização dos funcionários

Muitas vezes, a recompensa financeira não supre as necessidades dos trabalhadores.

Além disso, a conquista da melhoria do desempenho é obtida por meio da motivação e de um sistema de reconhecimento.

Com isso em mente, o gestor desenvolve planos de carreira e incentivos para quem atinge as metas.

Entenda que, um profissional satisfeito com o seu trabalho, colegas e chefia se torna um defensor da marca e tal comprometimento se reflete na relação com clientes e nos seus resultados.

Caso você queira colocar essa metodologia em prática é fundamental conhecer o comportamento dos funcionários em todos os níveis.

Faça dessa etapa de diagnóstico uma oportunidade para coletar opiniões e sugestões sobre o assunto. Assim, é possível saber quais requerem melhorias e que novidades podem ser implementadas.




A rotatividade de funcionários é um fator muito prejudicial para uma empresa.

Em primeiro lugar, porque talvez não seja fácil encontrar profissionais qualificados ou com as características que você e sua empresa valorizam e buscam.

Depois, porque novos funcionários levam tempo para entender os processos específicos do novo cargo, e isso requer um período para um treinamento e adaptação. Isso é algo que pode desestabilizar toda equipe, que perde o ritmo do trabalho.

Também não é algo que contribua para a sua reputação, tanto do ponto de vista dos clientes, quanto de profissionais que buscam estabilidade e recusarão suas ofertas de trabalho, dedicando seus talentos a outra empresa.

Para prevenir essa rotatividade, valorize sua equipe, cuide das pessoas como gostaria que elas cuidassem da sua empresa, e aplique o Endomarketing agora mesmo! 

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